Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Treinador forma núcleo de elite com estrangeiros em vitória
TREINADOR-FORMA-NUCLEO-DE-ELITE-COM-ESTRANGEIROS-EM-VITORIA
Um técnico com título mundial e experiências olímpicas pilota desde a última segunda-feira um projeto inovador na natação brasileira.

Ex-treinador do Esporte Clube Pinheiros e da seleção, Arilson Silva formou um núcleo de elite que tem como base o Centro Olímpico do Espírito Santo (Coes), em Vitória, obra poliesportiva inaugurada no início do ano passado.

Por ora, ele tem dois nadadores sob sua tutela na capital capixaba: o russo Vitali Melnikov, 24, e o venezuelano Crox Ernesto Acuña, 23.

Na próxima semana, um sueco se juntará a ambos.

"Devemos ter mais atletas estrangeiros nos próximos meses, e brasileiros são bem-vindos", disse Silva à Folha.

Ele surgiu no cenário como treinador de Felipe França, recordista mundial dos 50 m peito em 2009 e campeão mundial da mesma prova dois anos depois, em Xangai.

Depois que França nem sequer avançou à final dos 100 m peito nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ambos encerraram a parceria.

Silva rumou para Caserta (ITA), onde integrou um time de alto rendimento similar ao que conduz agora em Vitória.

Alguns meses depois, já em 2013, mudou-se para Tenerife, na Espanha. "Lá bateu a luz de fazer um trabalho de elite, mas no Brasil", disse.

A ideia é que, a cada dois meses, ele e seu grupo partam aos EUA ou à Europa para competir. Silva não vê outro futuro senão perseverar. Até porque ele pôs dinheiro do bolso para comprar raia e equipamento de musculação.

Melnikov e Acuña foram os primeiros a se alistar e aceitar a mudança. O fato de o Rio sediar os Jogos Olímpicos em 2016, claro, foi um atrativo.

"Já nadei diversas vezes no Brasil, mas agora é especial. Me sinto em casa, e fazer a preparação aqui vai me ajudar para 2016", disse Acuña.

Ele ganhou dois bronzes no Pan de Guadalajara-2011.

Tratado como promessa da natação russa, Melnikov virou realidade no segundo semestre do último ano, quando já trabalhava com Silva.

Foi campeão com seu país em dois revezamentos no Campeonato Europeu em piscina curta (25 m), em dezembro. "Agora o trabalho é para repetir isso na piscina longa (50m). O ambiente no Brasil é alegre, e eu gosto disso."
 
 
 
 
 
Fonte: Swin

 

 

 

 

 


Mais esportes
31-07-2014 - São José Vôlei supera Rio Claro e estreia com vitória na Copa São Paulo
31-07-2014 - Fabi vê estreia do Brasil no Grand Prix com coração apertado, mas em paz
31-07-2014 - Com entorse no tornozelo, Giovannoni desfalca Brasil, no mínimo, por 10 dias
31-07-2014 - Ex-jogador do Boston Celtics, pivô Fab Melo é reforço do Paulistano
31-07-2014 - Fla está perto de contratar campeão olímpico com a Argentina em 2004
31-07-2014 - Com o que tem de melhor, Brasil volta ao Maracanãzinho de olho no Mundial
31-07-2014 - Ex-astro da NBA se oferece para pagar funeral de três crianças atropeladas
31-07-2014 - Após estreia contra ex-time, Jeff Agba projeta futuro na Liga Sorocabana
31-07-2014 - Trator terá recepção digna de ídolo no retorno ao AP, após estreia no UFC
31-07-2014 - Robert Drysdale e Kevin Casey são flagrados em exames antidoping