Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Treinador forma núcleo de elite com estrangeiros em vitória
TREINADOR-FORMA-NUCLEO-DE-ELITE-COM-ESTRANGEIROS-EM-VITORIA
Um técnico com título mundial e experiências olímpicas pilota desde a última segunda-feira um projeto inovador na natação brasileira.

Ex-treinador do Esporte Clube Pinheiros e da seleção, Arilson Silva formou um núcleo de elite que tem como base o Centro Olímpico do Espírito Santo (Coes), em Vitória, obra poliesportiva inaugurada no início do ano passado.

Por ora, ele tem dois nadadores sob sua tutela na capital capixaba: o russo Vitali Melnikov, 24, e o venezuelano Crox Ernesto Acuña, 23.

Na próxima semana, um sueco se juntará a ambos.

"Devemos ter mais atletas estrangeiros nos próximos meses, e brasileiros são bem-vindos", disse Silva à Folha.

Ele surgiu no cenário como treinador de Felipe França, recordista mundial dos 50 m peito em 2009 e campeão mundial da mesma prova dois anos depois, em Xangai.

Depois que França nem sequer avançou à final dos 100 m peito nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ambos encerraram a parceria.

Silva rumou para Caserta (ITA), onde integrou um time de alto rendimento similar ao que conduz agora em Vitória.

Alguns meses depois, já em 2013, mudou-se para Tenerife, na Espanha. "Lá bateu a luz de fazer um trabalho de elite, mas no Brasil", disse.

A ideia é que, a cada dois meses, ele e seu grupo partam aos EUA ou à Europa para competir. Silva não vê outro futuro senão perseverar. Até porque ele pôs dinheiro do bolso para comprar raia e equipamento de musculação.

Melnikov e Acuña foram os primeiros a se alistar e aceitar a mudança. O fato de o Rio sediar os Jogos Olímpicos em 2016, claro, foi um atrativo.

"Já nadei diversas vezes no Brasil, mas agora é especial. Me sinto em casa, e fazer a preparação aqui vai me ajudar para 2016", disse Acuña.

Ele ganhou dois bronzes no Pan de Guadalajara-2011.

Tratado como promessa da natação russa, Melnikov virou realidade no segundo semestre do último ano, quando já trabalhava com Silva.

Foi campeão com seu país em dois revezamentos no Campeonato Europeu em piscina curta (25 m), em dezembro. "Agora o trabalho é para repetir isso na piscina longa (50m). O ambiente no Brasil é alegre, e eu gosto disso."
 
 
 
 
 
Fonte: Swin

 

 

 

 

 


Mais esportes
28-07-2014 - Alonso destaca corrida maluca que rendeu pódio com sabor de vitória
28-07-2014 - Chocado, Lewis questiona ordem da equipe para abrir para Nico: Estranha
28-07-2014 - Ricciardo revela susto e nega vitória por Safety Car: Tive que ir para cima
28-07-2014 - Hernani Perpétuo fratura osso do antebraço em luta contra Tim Means
28-07-2014 - UFC anuncia primeiro evento em Phoenix para o dia 13 de dezembro
28-07-2014 - Apesar da vitória, Durinho confirma plano de retornar para o peso-leve
28-07-2014 - Belfort esbanja otimismo: Brasil vai ter três cinturões do UFC este ano
28-07-2014 - Thomas Almeida sonha com título do UFC e pede estreia com Sergio Pettis
28-07-2014 - GOIÁS ENCONTRA O CAMINHO DO GOL E BATE O SÃO PAULO NA ESTREIA DE KAKÁ
28-07-2014 - À BASE DA LUTA, FLA VENCE O BOTAFOGO NA REESTREIA DE LUXA E ENCERRA JEJUM