Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Paraplégico deve dar pontapé inicial na abertura da Copa
Paraplegico-deve-dar-pontape-inicial-na-abertura-da-Copa
Em São Paulo, o pontapé inicial da Copa do Mundo será dado por um paraplégico. A proeza será possível graças às pesquisas científicas de um brasileiro: Miguel Nicolelis. Formado em medicina pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, o neurocientistas Nicolelis vem trabalhando no projeto Andar de Novo há anos para que um paraplégico dê o primeiro chute da Copa do Mundo no Brasil.
 
Para isso, será usado um exoesqueleto. Ele será uma espécie de veste robótica que irá captar a atividade cerebral e transformá-la em movimentos. O exoesqueleto foi apelidado de BRA-Santos Dumont 1.
 
Ele irá envolver o corpo do adulto que dará o chute na abertura, que acontecerá amanhã. O exoesqueleto pesa aproximadamente 70 quilos. Tem um giroscópio que ajuda o esqueleto a encontrar o ponto de equilíbrio e um computador na parte traseira que faz a análise dos impulsos captados por uma touca. São esses impulsos que são transformados em ordens de movimento, que a veste cumpre.
 
Um dos pontos mais avançados
do exoesqueleto é a sua pele artificial, sensores capazes de entender quando o pé encosta no chão. Ele entende quanta pressão é exercida, para que o movimento ocorra de maneira apropriada.
 
 
 
 
 
Fonte: Varela Notícias

 

 

 

 

 


Mais esportes
20-02-2014 - Paciente e certeiro, Diego Costa vence primeiro de três duelos com Balotelli
20-02-2014 - Polícia cumpre mandados de prisão contra invasores; dez são detidos
20-02-2014 - Neymar ataca Laor e diz entender por que Ganso não ficou no Santos
20-02-2014 - Sem festa: no Dia do Bahia, Tricolor empata nos acréscimos com o Bode
20-02-2014 - ‘Se ele conseguir se desvincular, nós contratamos’, diz Queiroz sobre Danilo
19-02-2014 - Lanterna da Superliga, Rio do Sul tem Maranhão pela frente nesta terça-feira
19-02-2014 - Bloqueio decide, Campinas sobra em quadra e passa fácil diante do Barueri
19-02-2014 - Em dia de Sarah Pavan, Rio de Janeiro vence e segue invicto contra o Praia
19-02-2014 - Não estamos largando, diz Leandrão após vitória do Taubaté, em Maringá
19-02-2014 - Anfitriões Minas e Cruzeiro colocam à prova favoritismo no Sul-Americano