Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Paraplégico deve dar pontapé inicial na abertura da Copa
Paraplegico-deve-dar-pontape-inicial-na-abertura-da-Copa
Em São Paulo, o pontapé inicial da Copa do Mundo será dado por um paraplégico. A proeza será possível graças às pesquisas científicas de um brasileiro: Miguel Nicolelis. Formado em medicina pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, o neurocientistas Nicolelis vem trabalhando no projeto Andar de Novo há anos para que um paraplégico dê o primeiro chute da Copa do Mundo no Brasil.
 
Para isso, será usado um exoesqueleto. Ele será uma espécie de veste robótica que irá captar a atividade cerebral e transformá-la em movimentos. O exoesqueleto foi apelidado de BRA-Santos Dumont 1.
 
Ele irá envolver o corpo do adulto que dará o chute na abertura, que acontecerá amanhã. O exoesqueleto pesa aproximadamente 70 quilos. Tem um giroscópio que ajuda o esqueleto a encontrar o ponto de equilíbrio e um computador na parte traseira que faz a análise dos impulsos captados por uma touca. São esses impulsos que são transformados em ordens de movimento, que a veste cumpre.
 
Um dos pontos mais avançados
do exoesqueleto é a sua pele artificial, sensores capazes de entender quando o pé encosta no chão. Ele entende quanta pressão é exercida, para que o movimento ocorra de maneira apropriada.
 
 
 
 
 
Fonte: Varela Notícias

 

 

 

 

 


Mais esportes
24-02-2014 - Final do torneio peso-pena do TUF China é adiada por conta de lesão
24-02-2014 - Nem um, nem outro! Primeiro BaVi do ano termina empatado neste domingo (23) no Pituaçu
24-02-2014 - Renato diz que percebeu no início que coisa estava feia e critica arbitragem
24-02-2014 - Garçom, Jadson se reencontra no Timão e festeja outra boa atuação
24-02-2014 - Tevez faz golaço e garante vitória do Juventus em clássico contra o Torino
24-02-2014 - Helton Leite sai em êxtase após pegar pênalti de Fred: Não caiu a ficha, não
24-02-2014 - Gabigol dispara contra Rogério Ceni, que responde: Assim ele aprende
22-02-2014 - Carros para sempre: Ford F-1000 tem uma história que começa no campo e termina na cidade
22-02-2014 - Volta Rápida: novo Hyundai i30 volta ao jogo com motor 1.8 de 150 cv
22-02-2014 - Carros natimortos, capítulo II: projetos abortados antes de chegar às ruas