Helena (Julia Lemmertz) está em casa arrumando a mesa para o jantar quando Luiza (Bruna Marquezine) aparece para fazer as pazes com a mãe. Mas não tem jeito! É só o nome de Laerte(Gabriel Braga Nunes) ser pronunciado para a duas darem início a uma nova briga. "Você está mantendo uma relação com aquele maldito que me desgraçou e que vai te desgraçar também", dispara Helena.
Diante disso, Luiza deixa claro que só volta a encontrar a mãe no dia que ela estiver livre das lembranças do passado. No entanto, Helena é incisiva e afirma que não quer que a filha volte. Após essa declaração, Luiza deseja ir embora, mas a mãe a chama. "Pense bem e veja se te agrada saber que o Laerte se diz apaixonado por você, quando na verdade a paixão é por mim. O que ele quer de você é a Helena que ele perdeu no altar. E a sua semelhança comigo é que dá a ele a ilusão de que você sou eu que renasci para ele. Como a fênix que ele nunca esqueceu! Quando ele te beija, é a mim que ele está beijando. Quanto te ama, é a mim que ele está amando", despeja Helena.
Luiza não fica para trás e desafia a mãe. "Isso é o que você queria que fosse. Queria estar no meu lugar para receber esses beijos e esse amor que ele me dá. Na verdade, você está com ciúme de mim. E com inveja também. Porque perdeu a parada!", provoca. Pronto! Helena não aguenta o que ouve e dá um tapa na cara da filha. E que bofetada! "Levo essa lembrança do nosso último encontro", diz Luiza. "Leve mesmo. Cada vez que ele te fizer sofrer, vai se lembrar de mim. Agora pode ir!", finaliza Helena.