Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Testemunhas de 50 se conhecem no Maraca, e um deles ganha nova final
Testemunhas-de-50-se-conhecem-no-Maraca,-e-um-deles-ganha-nova-final
Carlos José Jasmin e Leopoldino de Andrade dividiram o mesmo concreto, compartilharam a mesma dor, acompanharam a mesma derrota em 1950. E só foram se conhecer 64 anos depois. Testemunhas da maior derrota da história do futebol brasileiro, eles voltaram ao Maracanã, agora remodelado, onde esperam que o Brasil vingue aquela derrota para o Uruguai e seja campeão do mundo. Um deles estará presente na decisão do Mundial de 2014, em 13 de julho. O outro a assistirá pela televisão.

Ambos lembram daquele dia em detalhes. Ao se conhecer pelos corredores do Maracanã, eles trocaram impressões sobre o Maracanazzo, jogaram conversa fora, refrescaram as recordações do jogo mais marcante da vida deles - quando ainda eram dois jovens vendo o futebol brasileiro se consolidar.

O encontro serviu para atiçar as lembranças de Leopoldino, 83 anos. Ele sofreu um AVC há 13 e teve a memória prejudicada. Esqueceu muitos acontecimentos da vida. Mas ainda guarda aquela decepção como se fosse ontem.

- Fui para o jogo com meu pai e quatro amigos dele. Estava tudo lotado, não tinha onde sentar. Fiquei no último degrau. Lembro quando o jogo estava 1 a 1, todo mundo achando que ia ser campeão, e de repente tem aquele gol, e aí aquele silêncio todo. Quando acabou o jogo, ficou todo mundo chorando. O que eu mais lembro é isso: eu indo pegar o ônibus 109, para Ipanema, e todo mundo descendo a rampa chorando. No outro dia, foi a mesma coisa, todos muito tristes. Tive um AVC, esqueci muita coisa, mas esse dia eu não esqueço - comentou Leopoldino.

Carlos José Jasmin, 80 anos, também tem a tristeza daquele dia tatuada na memória. O que ele mais recorda é a reação do público e do time depois do segundo gol do Uruguai, marcado por Ghiggia.

- Assisti ao jogo bem na divisão da geral, em cima de uma mureta, segurando numa pilastra. Não tinha outro lugar para ficar. Aí teve aquela derrota, e foi tudo muito triste. O mundo caiu. O time não teve reação. Perdeu a noção da coisa. Todo mundo achava que era fácil. No segundo gol, foi uma tragédia. Eu encontrava as pessoas pela rua, e estava todo mundo perdido.
 
Mosaico torcedores final 50 Maracanã (Foto: Editoria de Arte)
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
06-03-2014 - Lutador congolês de MMA morre após sofrer duro nocaute na África do Sul
06-03-2014 - Paulo Thiago encara o russo Gasan Umalatov no TUF Brasil 3 Finale
06-03-2014 - Belfort pode ter de revelar resultado de exame para poder lutar nos EUA
06-03-2014 - Ronaldo Jacaré passa por cirurgia no braço e planeja retorno em agosto
06-03-2014 - Luciano sonha com gol em clássico, e Mano deve mantê-lo entre titulares
06-03-2014 - Flamengo vence Bonsucesso sem sustos para somente 375 pagantes
06-03-2014 - Liderança silenciosa: capitão, Messi fala pouco, mas comanda hermanos
06-03-2014 - Feliz com estreia, Diego Costa espera melhor rendimento pela Fúria
06-03-2014 - David Luiz ajuda pai de ‘invasor’ a tirar foto e vibra: ‘Bom fazer a diferença’
06-03-2014 - Reservas do Cruzeiro goleiam desesperado Nacional-MG em Muriaé