Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Testemunhas de 50 se conhecem no Maraca, e um deles ganha nova final
Testemunhas-de-50-se-conhecem-no-Maraca,-e-um-deles-ganha-nova-final
Carlos José Jasmin e Leopoldino de Andrade dividiram o mesmo concreto, compartilharam a mesma dor, acompanharam a mesma derrota em 1950. E só foram se conhecer 64 anos depois. Testemunhas da maior derrota da história do futebol brasileiro, eles voltaram ao Maracanã, agora remodelado, onde esperam que o Brasil vingue aquela derrota para o Uruguai e seja campeão do mundo. Um deles estará presente na decisão do Mundial de 2014, em 13 de julho. O outro a assistirá pela televisão.

Ambos lembram daquele dia em detalhes. Ao se conhecer pelos corredores do Maracanã, eles trocaram impressões sobre o Maracanazzo, jogaram conversa fora, refrescaram as recordações do jogo mais marcante da vida deles - quando ainda eram dois jovens vendo o futebol brasileiro se consolidar.

O encontro serviu para atiçar as lembranças de Leopoldino, 83 anos. Ele sofreu um AVC há 13 e teve a memória prejudicada. Esqueceu muitos acontecimentos da vida. Mas ainda guarda aquela decepção como se fosse ontem.

- Fui para o jogo com meu pai e quatro amigos dele. Estava tudo lotado, não tinha onde sentar. Fiquei no último degrau. Lembro quando o jogo estava 1 a 1, todo mundo achando que ia ser campeão, e de repente tem aquele gol, e aí aquele silêncio todo. Quando acabou o jogo, ficou todo mundo chorando. O que eu mais lembro é isso: eu indo pegar o ônibus 109, para Ipanema, e todo mundo descendo a rampa chorando. No outro dia, foi a mesma coisa, todos muito tristes. Tive um AVC, esqueci muita coisa, mas esse dia eu não esqueço - comentou Leopoldino.

Carlos José Jasmin, 80 anos, também tem a tristeza daquele dia tatuada na memória. O que ele mais recorda é a reação do público e do time depois do segundo gol do Uruguai, marcado por Ghiggia.

- Assisti ao jogo bem na divisão da geral, em cima de uma mureta, segurando numa pilastra. Não tinha outro lugar para ficar. Aí teve aquela derrota, e foi tudo muito triste. O mundo caiu. O time não teve reação. Perdeu a noção da coisa. Todo mundo achava que era fácil. No segundo gol, foi uma tragédia. Eu encontrava as pessoas pela rua, e estava todo mundo perdido.
 
Mosaico torcedores final 50 Maracanã (Foto: Editoria de Arte)
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
04-08-2014 - Nissan e Mitsubishi vão criar kei car elétrico em parceria
04-08-2014 - Ford Fusion 2015 será o primeiro carro com cintos de segurança infláveis no Brasil
04-08-2014 - Formiga crê em novo Barão pronto para arrancar a cabeça de Dillashaw
04-08-2014 - Repassando lembra início de Hendo no MMA: O que eu vou fazer aqui?
04-08-2014 - Manny Pacquiao se torna acionista e promotor de evento de MMA na Ásia
04-08-2014 - TUF América Latina terá duas novas ring girls. Conheça Betzy e Jamilette
04-08-2014 - NSAC ameaça multar Sonnen em R$ 565 mil se ele lutar no Metamoris 4
04-08-2014 - Cormier empurra, e Jones parte para a briga após encarada em media day
04-08-2014 - Jô não se apresenta: fora da viagem para Chapecó, onde o Galo joga na 4ª
04-08-2014 - Árbitro relata em súmula reclamação acintosa de Paulão em expulsão