Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Precursor do downsizing do Brasil, Uno Turbo completa 20 anos
Precursor-do-downsizing-do-Brasil,-Uno-Turbo-completa-20-anos
A Fiat comemora nesta semana os 20 anos de lançamento do Uno Turbo no mercado brasileiro. Um dos grandes responsáveis por trazer ao Brasil, ainda em 1994, a tendência do downsizing (que preconiza propulsores compactos e eficientes), o modelo foi o primeiro carro a gasolina equipado com motor turbo de fábrica. Além do visual diferenciado, o hatch se destacou no mercado pela pegada esportiva proporcionada pelo baixo peso (975 quilos) associado ao vigor dos 118 cavalos extraídos do bloco 1.4.

Conforme explica a Fiat, a potência desenvolvida pelo motor 1.4 era semelhante ou até mesmo superior aos 2.0 aspirados da época. Dados de fábrica apontavam aceleração de zero a 100 km/h feita em apenas 9,2 segundos e velocidade máxima de 195 km/h. Os números eram considerados bastantes animadores e exigiram uma série de reforços no modelo. O câmbio manual de cinco marchas, por exemplo, foi totalmente revisto, assim como o sistema de suspensão e o conjunto de freios (emprestados do Tempra).

No visual, chamavam atenção a paleta de cores (o modelo foi vendido apenas nos tons amarelo, preto e vermelho) e detalhes da carroceria como spoilers e rodas de liga leve. Na cabine, o painel trazia dois grandes mostradores (velocímetro e conta-giros), além do manômetro de turbo (pressão de trabalho de 0,8 bar), temperatura de água, pressão e temperatura do óleo lubrificante. Como particularidade, seu estepe saiu do cofre do motor e ganhou o porta-malas, caso único em todos os Uno comercializados no Brasil.

O Uno Turbo foi produzido entre 1994 e 1996, tendo 1.801 unidades vendidas nesse período. Após o hatch, a Fiat seguiu apostando em modelos esportivos apresentando o Tempra Turbo (que chegou a ser o carro mais rápido do Brasil com 212 km/h), seguido do Marea Turbo, entre outros. Atualmente, a gama esportiva da marca é composta pelos modelos Punto e Bravo T-Jet.
 
Uno Turbo
 
Uno Turbo
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Car Place

 

 

 

 

 


Mais esportes
06-03-2014 - Lutador congolês de MMA morre após sofrer duro nocaute na África do Sul
06-03-2014 - Paulo Thiago encara o russo Gasan Umalatov no TUF Brasil 3 Finale
06-03-2014 - Belfort pode ter de revelar resultado de exame para poder lutar nos EUA
06-03-2014 - Ronaldo Jacaré passa por cirurgia no braço e planeja retorno em agosto
06-03-2014 - Luciano sonha com gol em clássico, e Mano deve mantê-lo entre titulares
06-03-2014 - Flamengo vence Bonsucesso sem sustos para somente 375 pagantes
06-03-2014 - Liderança silenciosa: capitão, Messi fala pouco, mas comanda hermanos
06-03-2014 - Feliz com estreia, Diego Costa espera melhor rendimento pela Fúria
06-03-2014 - David Luiz ajuda pai de ‘invasor’ a tirar foto e vibra: ‘Bom fazer a diferença’
06-03-2014 - Reservas do Cruzeiro goleiam desesperado Nacional-MG em Muriaé