Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Precursor do downsizing do Brasil, Uno Turbo completa 20 anos
Precursor-do-downsizing-do-Brasil,-Uno-Turbo-completa-20-anos
A Fiat comemora nesta semana os 20 anos de lançamento do Uno Turbo no mercado brasileiro. Um dos grandes responsáveis por trazer ao Brasil, ainda em 1994, a tendência do downsizing (que preconiza propulsores compactos e eficientes), o modelo foi o primeiro carro a gasolina equipado com motor turbo de fábrica. Além do visual diferenciado, o hatch se destacou no mercado pela pegada esportiva proporcionada pelo baixo peso (975 quilos) associado ao vigor dos 118 cavalos extraídos do bloco 1.4.

Conforme explica a Fiat, a potência desenvolvida pelo motor 1.4 era semelhante ou até mesmo superior aos 2.0 aspirados da época. Dados de fábrica apontavam aceleração de zero a 100 km/h feita em apenas 9,2 segundos e velocidade máxima de 195 km/h. Os números eram considerados bastantes animadores e exigiram uma série de reforços no modelo. O câmbio manual de cinco marchas, por exemplo, foi totalmente revisto, assim como o sistema de suspensão e o conjunto de freios (emprestados do Tempra).

No visual, chamavam atenção a paleta de cores (o modelo foi vendido apenas nos tons amarelo, preto e vermelho) e detalhes da carroceria como spoilers e rodas de liga leve. Na cabine, o painel trazia dois grandes mostradores (velocímetro e conta-giros), além do manômetro de turbo (pressão de trabalho de 0,8 bar), temperatura de água, pressão e temperatura do óleo lubrificante. Como particularidade, seu estepe saiu do cofre do motor e ganhou o porta-malas, caso único em todos os Uno comercializados no Brasil.

O Uno Turbo foi produzido entre 1994 e 1996, tendo 1.801 unidades vendidas nesse período. Após o hatch, a Fiat seguiu apostando em modelos esportivos apresentando o Tempra Turbo (que chegou a ser o carro mais rápido do Brasil com 212 km/h), seguido do Marea Turbo, entre outros. Atualmente, a gama esportiva da marca é composta pelos modelos Punto e Bravo T-Jet.
 
Uno Turbo
 
Uno Turbo
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Car Place

 

 

 

 

 


Mais esportes
17-06-2014 - Efeito Sabella: Messi cresce, vira artilheiro e bate marcas de Maradona
17-06-2014 - Vaias, recorde, bolada e até bronca no árbitro: a estreia de CR7 na Copa 2014
17-06-2014 - Sorria, Brasil! Seleção enfrenta o México na capital nacional do humor
16-06-2014 - Em prova histórica, Rossi e Pedrosa tentam, mas não desbancam Márquez
16-06-2014 - Di Grassi chega perto, mas primeira vitória brasileira em Le Mans não sai
16-06-2014 - Toma chá com uma mão e guia com a outra, brinca RBR sobre Ricciardo
16-06-2014 - Schumacher sai do coma e deixa hospital na França, anuncia assessoria
16-06-2014 - Hospital suíço confirma entrada de Schumacher: Chegou nesta manhã
16-06-2014 - De férias no Brasil, astro Kobe Bryant revela desejo de aprender a surfar
16-06-2014 - Tiago Splitter se vinga de LeBron e dá toco da redenção em Dwyane Wade