Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Paraplégico deve dar pontapé inicial na abertura da Copa
Paraplegico-deve-dar-pontape-inicial-na-abertura-da-Copa
Em São Paulo, o pontapé inicial da Copa do Mundo será dado por um paraplégico. A proeza será possível graças às pesquisas científicas de um brasileiro: Miguel Nicolelis. Formado em medicina pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, o neurocientistas Nicolelis vem trabalhando no projeto Andar de Novo há anos para que um paraplégico dê o primeiro chute da Copa do Mundo no Brasil.
 
Para isso, será usado um exoesqueleto. Ele será uma espécie de veste robótica que irá captar a atividade cerebral e transformá-la em movimentos. O exoesqueleto foi apelidado de BRA-Santos Dumont 1.
 
Ele irá envolver o corpo do adulto que dará o chute na abertura, que acontecerá amanhã. O exoesqueleto pesa aproximadamente 70 quilos. Tem um giroscópio que ajuda o esqueleto a encontrar o ponto de equilíbrio e um computador na parte traseira que faz a análise dos impulsos captados por uma touca. São esses impulsos que são transformados em ordens de movimento, que a veste cumpre.
 
Um dos pontos mais avançados
do exoesqueleto é a sua pele artificial, sensores capazes de entender quando o pé encosta no chão. Ele entende quanta pressão é exercida, para que o movimento ocorra de maneira apropriada.
 
 
 
 
 
Fonte: Varela Notícias

 

 

 

 

 


Mais esportes
14-02-2014 - Ataque na Nova Zelândia: Tubarão assusta surfista
14-02-2014 - Ataque na Nova Zelândia: Tubarão assusta surfista
14-02-2014 - Alberto Bial exalta coragem do time após nova vitória: Só os grandes têm
14-02-2014 - Robert Day e pivô Leo machucam no Uberlândia e são desfalques no NBB
14-02-2014 - Franca celebra volta de poder defensivo: Time evoluiu, diz Lula
14-02-2014 - Festival Surfaholics: Ilha do Mel (PR) em festa
14-02-2014 - Circuito Paraibano: Decisão em Camaratuba
14-02-2014 - Estadual de Bodyboard: Segunda etapa no Praião (RJ)
14-02-2014 - Estefânia Rosa: Kitesurfista vence nas Filipinas
14-02-2014 - Caiçara Bodyboard Contest: Praia Grande (SP) recebe evento