Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Paraplégico deve dar pontapé inicial na abertura da Copa
Paraplegico-deve-dar-pontape-inicial-na-abertura-da-Copa
Em São Paulo, o pontapé inicial da Copa do Mundo será dado por um paraplégico. A proeza será possível graças às pesquisas científicas de um brasileiro: Miguel Nicolelis. Formado em medicina pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, o neurocientistas Nicolelis vem trabalhando no projeto Andar de Novo há anos para que um paraplégico dê o primeiro chute da Copa do Mundo no Brasil.
 
Para isso, será usado um exoesqueleto. Ele será uma espécie de veste robótica que irá captar a atividade cerebral e transformá-la em movimentos. O exoesqueleto foi apelidado de BRA-Santos Dumont 1.
 
Ele irá envolver o corpo do adulto que dará o chute na abertura, que acontecerá amanhã. O exoesqueleto pesa aproximadamente 70 quilos. Tem um giroscópio que ajuda o esqueleto a encontrar o ponto de equilíbrio e um computador na parte traseira que faz a análise dos impulsos captados por uma touca. São esses impulsos que são transformados em ordens de movimento, que a veste cumpre.
 
Um dos pontos mais avançados
do exoesqueleto é a sua pele artificial, sensores capazes de entender quando o pé encosta no chão. Ele entende quanta pressão é exercida, para que o movimento ocorra de maneira apropriada.
 
 
 
 
 
Fonte: Varela Notícias

 

 

 

 

 


Mais esportes
13-03-2014 - Rivais creem que crise da RBR não vai durar: É preciso ter cuidado com eles
13-03-2014 - Após quase deixar a F-1, Massa torce para estar no lugar certo na hora certa
13-03-2014 - Em mix de bike e autorama, Kimi e Alonso travam 1º duelo na Ferrari
13-03-2014 - Após lesão, Lyoto Machida volta ao treinos para enfrentar Chris Weidman
13-03-2014 - Pezão intensifica treinos para encarar desafio contra John Macapá
13-03-2014 - Pesagem do Coliseu 9 movimenta shopping e tem só um devedor
13-03-2014 - Curtinhas: Lombard diz que Shields é um bom lutador, mas tem estilo chato
13-03-2014 - Robbie Lawler: A esquerda dele não me preocupa. Não temo ser atingido
13-03-2014 - De olho na volta, Anderson Silva visita a Team Nogueira para treino de boxe
13-03-2014 - Tata faz de Neymar e Messi ímã e metal, e dupla muda postura do time