Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Hannibal do UFC dá pontapé inicial na carreira com capoeira na infância
Hannibal-do-UFC-da-pontape-inicial-na-carreira-com-capoeira-na-infancia
O MMA é um esporte que reúne inúmeras técnicas de luta. Os grandes campeões são conhecidos por dominarem boa parte dessas artes marciais. Seja no caratê, jiu-jítsu, boxe, muay thai, o segredo é muito treinamento. Cada lutador, independentemente da categoria, tem suas origens. No caso de Cláudio Mineiro, ou Hannibal, que estreou no UFC vencendo Bradley Scott, a base está no jiu-jítsu. Mas nem sempre foi assim. Se hoje Mineiro faz de tudo para levar a luta para o chão, quando criança, o jeito era usar a luta que une música, acrobacia e fintas.

- Comecei na capoeira com 12 anos de idade. A capoeira me fez um atleta: me deu agilidade, habilidade, coordenação motora para me destacar em outras artes marciais. Saí da capoeira, fui para o jiu-jítsu e comecei a ter bons resultados, com títulos nacionais, na Europa e de nível mundial – falou.

O esporte, mais especificamente a capoeira, trouxe disciplina ao lutador brasileiro. Amigo de infância, Doriedson da Silva revelou que Hannibal não era muito comportado.

- Mineiro é um amigo meu desde criança. Viemos de um bairro carente (Tocantins), de Uberlândia. Ele começou na capoeira e depois foi se aperfeiçoando até chegar ao MMA. Ele sempre teve talento, desde criança era invocado com chutes, mas brigava muito nas ruas – contou o amigo.

O treino de capoeira durou apenas seis meses, tempo suficiente para Mineiro ganhar a necessária disciplina e se matricular no jiu-jítsu. Na luta no chão, ele conquistou a faixa preta, e de devido às competições, teve que se mudar para o Rio de Janeiro.

- Quase não vinha mais a Uberlândia. As melhores competições estavam no Rio e em São Paulo – disse Hannibal.

Depois da cidade maravilhosa, Mineiro recebeu o convite de uma tia para morar na Itália. A arte marcial continuou firme na Europa. Mais torneios disputados, e consequentemente mais vitórias para o cartel. Outro segredo do lutador brasileiro foi treinar com campeões da modalidade.

- Passamos por algumas equipes juntos. Nos conhecemos em 2000, em Uberlândia. Ele acabou seguindo o caminho dele, fazendo suas lutas. Sempre foi um "casca grossa", desde as competições quando era faixa azul. É um exemplo de competidor – falou o amigo e campeão Pan-Americano de jiu-jítsu, Tiago Rocha.

Até então, Hannibal só conhecia o MMA por meio de leituras, televisão e na prática do dia a dia com colegas de academia. Profissionalmente, ele ainda não praticava o esporte. Os resultados expressivos no jiu-jítsu renderam ao atleta um convite para fazer parte da equipe London ShootFighters, na Inglaterra, em 2007.

Era a chance de ingressar no MMA. Em Londres, longe da família, Mineiro ganhou a companhia da namorada, Larissa Augusta, estudante de enfermagem, considerada por ele uma pessoa importante na carreira, uma vez que em vários momentos ele pensou em retornar ao Brasil. Na nova equipe, Hannibal começou a lutar MMA, mas ainda não no UFC.

- Agora que ele chegou ao UFC, muita gente pensa que foi fácil. Mas nem sempre foi assim. As maiores conquistas dele estão no jiu-jítsu. Fui morar com ele em Londres em 2010 e percebi que era uma vida agitada. Ele dava aula de manhã, treinava à tarde, dava aula à noite, sempre à espera de um convite para o UFC – disse Larissa.

Além do apoio em casa para não desistir do sonho, a namorada tinha, e tem até hoje, outra tarefa.

- Eu que cuido da alimentação dele. Faço peito de frango, salmão. É uma dieta rigorosa, sem refrigerante, açúcar e doce. De vez em quando ele tenta fugir, mas não deixo – brincou.

O sonho de Mineiro foi realizado. Depois de participar de inúmeros eventos de MMA, ele assinou contrato com o UFC no fim de 2013. A carreira que começou em 2007 nas artes mistas, na equipe London ShootFighters, tem um cartel invejável. Foram 11 lutas, com 10 vitórias e uma derrota, que o brasileiro considera injusta.

- Para mim, nunca perdi. Essa luta que falam que perdi, era para ter dado empate. Mesmo assim, é um cartel bom. Agora é me preparar para as próximas lutas – concluiu.

Mineiro retorna a Londres no dia 7 de abril, onde começa os treinamentos visando a segunda luta no Ultimate. O adversário ainda não está definido, mas a previsão é que o desafio ocorra dentro de três meses. Ele irá se preparar para a categoria meio-médio, até 77 quilos.
Cláudio Mineiro, UFC, Hannibal, Uberlândia (Foto: Gullit Pacielle)
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
21-05-2014 - Mano se anima com contratação do uruguaio Lodeiro: “Versátil”
21-05-2014 - Conca x Ganso: Fluminense recebe São Paulo em duelo de maestros
21-05-2014 - Peixe negocia renovação de Gabriel e usa aumento antecipado como trunfo
21-05-2014 - Argentino mantém base de estreia há dois anos e meio, transforma crise em crença em títulos e embala o sonho na Champions. Diego Costa repete sina de artilheiros
21-05-2014 - Pacotão do Vasco: Biteco salvador, volta de Edmílson e sina de Diogo Silva
21-05-2014 - Hulk, David Luiz, Dante, Luiz Gustavo e Maxwell: caminho inverso à Copa
20-05-2014 - Phelps vence nos 100m borboleta e volta a triunfar após retorno às piscinas
20-05-2014 - Bruno Fratus conquista a prata nos 50m livre no GP de Charlotte, nos EUA
20-05-2014 - Sobrando, Thiago Pereira é ouro nos 200m medley no GP de Charlotte
20-05-2014 - Giro do Motor #8: Brasil em alta, adeus a Brabham e tragédia no motociclismo