Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Carros para sempre: Fiat Elba era compacta e espaçosa, mas não fez sucesso
Carros-para-sempre-Fiat-Elba-era-compacta-e-espacosa,-mas-nao-fez-sucesso
Pouco mais de um ano após o lançamento do Uno, a Fiat não perdia tempo e ampliava a família. Primeiro veio o sedã Prêmio, lançado em 1985, e depois, em abril de 1986, chegava ao mercado a sucessora da Panorama. Projeto 100% brasileiro, a perua Elba estreava com a mesma mecânica do Prêmio e se destacava pelo amplo espaço interno e porta-malas.

Aposta da Fiat para o segmento das peruas de entrada, a Elba começou nas versões S 1.3 (59 cv) e CS 1.5 a etanol (71 cv). Mesmo sendo a menor station wagon em dimensões, um dos seus trunfos era o amplo espaço para bagagem (610 litros até o teto), o maior do segmento. Curiosamente, a Elba era a menor (4,03 metros de comprimento) e a mais espaçosa entre as peruas. Reforçando sua característica de carro bom de bagageiro, a tampa do porta-malas incorporava a parte central do para-choque, facilitando o acesso de bagagens.

O desempenho estava dentro da média para o segmento. Na versão CS, com motor 1.5 de 71 cv, a aceleração de 0 a 100 km/h acontecia em 14,8 segundos e a velocidade máxima era de 158 km/h. Já o modelo de entrada, S 1.3 de 59 cv, acelerava de 0 a 100 km/h em 17,4 segundos e alcançava máxima de 148 km/h. Característica comum aos demais membros da família, a Elba tinha baixo consumo de combustível.

A partir de 1987, tanto o Prêmio quanto a Elba começavam a ser exportados com os nomes de Duna e Duna Weekend, respectivamente. Em 1989, a perua passava a contar com o refinamento da versão CSL, topo de linha já aplicada ao Prêmio no ano anterior e que trazia revestimento de veludo nos bancos, encostos de cabeça vazados e barras no teto. Um dos destaques era o novo painel envolvente, que substituía o anterior com comandos satélites. O motor era o atualizado 1.5 de 82 cv com etanol, de origem Sevel (Argentina).
 
fiat_elba (11)
 
FiatElba1a222
 
 
 
 
 
 
Fonte: Car Place

 

 

 

 

 


Mais esportes
10-02-2014 - Sumido? Messi faz dois gols, quebra recorde e leva o Barça para liderança
10-02-2014 - Fora de jogo, Neymar se reúne com Bruninho, do vôlei, e amigos em casa
10-02-2014 - Sesi-SP surpreende Osasco, ganha Sul-Americano e vai ao Mundial
10-02-2014 - Maringá aproveita erros adversários e vence Juiz de Fora pela Superliga
10-02-2014 - Com saque mortal, Cruzeiro supera o Campinas e alcança 7ª vitória seguida
10-02-2014 - Talita e Taiana ignoram vaias e levam título da etapa diante de filha de Natal
10-02-2014 - Emanuel e Pedro brilham e superam ex-parceiros em final emocionante
08-02-2014 - Líderes do ranking, Ricardo e Márcio avançam para as quartas em Natal
08-02-2014 - Criada em Natal, Juliana resgata raízes e mostra altar com relíquias da carreira
08-02-2014 - Pinheiros bate o Barueri da musa Mari Paraíba e volta a vencer na Superliga