Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


CIRCUITO MUNDIAL: A polêmica dos direitos autorais
A-polemica-dos-direitos-autorais
Depois da polémica que se instalou em torno das novas medidas da ASP em relação aos direitos autorais - a organização máxima do surf profissional exigia ficar com os direitos de qualquer fotografia, vídeo ou gravação em troca da credenciamento nas etapas do World Tour – eis que o processo sofreu um revés e a ASP reviu e alterou as normas, o que significa uma “vitória” para os fotógrafos que reagiram contra as novas regras, com Peter “Joli” Wilson à frente.
 
Joli concedeu uma entrevista ao portal Swellnet e denunciou a situação abusiva, alegando que os fotógrafos iriam passar a trabalhar de graça para a ASP e garantindo que, nesse caso, não iria solicitar credenciamento e faria o seu trabalho da praia. As queixas do fotógrafo australiano tornaram-se quase virais, o que levou a ASP a mudar as regras.
 
Onde se lia que a ASP ficaria com os direitos sobre qualquer conteúdo de áudio, imagem ou vídeo produzidos no evento, agora pode ler-se algo bem diferente: “Eu concordo: enquanto eu tiver a propriedade e os direitos de qualquer conteúdo audiovisual, fotos ou vídeos feitos durante um evento, garanto que eu / ou a organização de mídia acima listada não vamos usar esses conteúdos para qualquer outro fim que não o editorial / não comercial sem a permissão por escrito da ASP”.
 
Joli afirma que este novo formato é o mais correto e deveria ter sido o primeiro a ser feito. “Se irão ser estas as condições para cobrir o World Tour, então provavelmente irei mudar a minha posição e irei cobrir os eventos”, disse o australiano ao jornal ABC Gold Coast. Ainda assim, Peter “Joli” Wilson continua banido do Quiksilver Pro, com a ASP a negar-lhe, devido aos comentários na entrevista ao Swellnet.
 
O ABC Gold Coast tentou conseguir uma resposta da ASP, mas a entidade não quis comentar a situação, garantindo que está mais focada no surf. Estes novos desenvolvimentos mostram flexibilidade da ASP perante as queixas apresentadas pela mídia em geral, mas também indicam que as coisas estavam um pouco mal estudadas por parte da nova “gerência” do surf mundial.
 
 
 
 
 
Fonte: Waves

 

 

 

 

 


Mais esportes
09-06-2014 - John Dodson pede nova chance pelo título: Já sou o melhor da divisão
09-06-2014 - Pat Curran e Patrício Pitbull trocam ofensas após adiamento de luta
09-06-2014 - Rei da Selva: 3ª edição termina com oito nocautes e novo campeão
09-06-2014 - Geração mais vitoriosa da Espanha vive sentimento de despedida na Copa
09-06-2014 - Immobile sonha formar dupla com Balotelli: “Somos compatíveis”
09-06-2014 - Dançarinos fazem 1º ensaio na Arena Corinthians para a abertura da Copa
09-06-2014 - Atletas holandeses usam roupa especial para diminuir efeitos do calor
09-06-2014 - Corinthians acerta com Anderson Martins, que terá salário reduzido
09-06-2014 - ‘Novo Neymar’, atacante Neilton, ex-Santos, é o novo reforço celeste
06-06-2014 - Brasil aposta em Wallace contra o Irã para afastar má fase na Liga Mundial