Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Brasileiro de Surfe na Pororoca é disputado no arquipélago do Bailique
Brasileiro-de-Surfe-na-Pororoca-e-disputado-no-arquipelago-do-Bailique
Surfistas encaram a pororoca na localidade do Sucuriju, no Amapá (Foto: Raimundo Paccó/Arquivo Pessoal)Na 14ª edição do Campeonato Brasileiro de Surfe na Pororoca, surfistas encararam a pororoca do rio Livramento, no arquipélago de Bailique (Foto: Raimundo Paccó/Arquivo Pessoal)

 

 

O arquipélago do Bailique, comunidade de Macapá mais distante da zona urbana, foi o local escolhido pela Associação Brasileira de Surfe na Pororoca (Abraspo) para sediar a 14ª edição do Campeonato Brasileiro da modalidade. A competição aconteceu no último fim de semana, dias 14 e 15 de junho, no rio Livramento, uma nova rota onde o fenômeno natural ainda existe.

Surfistas encaram a pororoca na localidade do Sucuriju, no Amapá (Foto: Raimundo Paccó/Arquivo Pessoal)Ondas chegaram a dois metros de altura no rio Livramento (Foto: Raimundo Paccó/Arquivo Pessoal)

 

 

 

A organização da competição informou que apesar da vontade de se realizar o campeonato no rio Araguari, na região de Cutias, o mesmo não sentia mais os efeitos do fenômeno da pororoca. Noélio Sobrinho, presidente da Abraspo, afirmou que a construção de hidrelétricas e o surgimento de canais, por conta da criação de búfalos, são os fatores apontados para que o Araguari não tenha mais a pororoca na mesma intensidade de antigamente.

Abraspo realiza 14ª edição do Brasileiro de Surfe na Pororoca no AP (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)Noélio Sobrinho lamentou o fim da pororoca no Araguari (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)

- Infelizmente, essa é uma triste realidade. No rio Araguari não existe mais a pororoca devido aos fatores humanos. Dessa forma, tivemos que buscar alternativas para que o campeonato ocorresse e o rio Livramento é onde o fenômeno se mostrou ainda muito forte e propício para o surfe - disse.

Aproveitando o fenômeno no rio Livramento, os surfistas conseguiram pegar ondas de até dois metros de altura. Na primeira bateria, Adilton Mariano do Ceará encarou o carioca Gabriel Pastori. O cearense, que já havia conquistado a disputa nacional, não teve dificuldades em conseguir boas manobras e garantir presença na final.

Na outra disputa, o paulista Marcelo Bonfim surpreendeu Ícaro Lopes, do Ceará, e também garantiu presença na decisão. Na bateria decisiva, Adilton Mariano realizou várias boas manobras diante de Marcelo Bonfim e faturou o heptacampeonato de surfe na pororoca.

Abraspo realiza 14ª edição do Brasileiro de Surfe na Pororoca no AP (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)Adilton Mariano se tornou heptacampeão brasileiro de surfe na pororoca (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)

- Para mim o mais difícil é lidar com o inesperado, com a expectativa do imprevisto e sem saber o que teremos pela frente. Acho que esse heptacampeonato só vem coroar todo o presente que Deus nos dá com a natureza que nos deparamos na pororoca. Sem dúvida que essa etapa vai ficar na história - disse Adilton.

O paulista Marcelo Bonfim, que encarou pela primeira vez a pororoca, considerou positiva a experiência já que antes só havia surfado nas ondas de águas salgadas. Otimista, ele espera que a partir de agora possa participar de mais etapas do Campeonato de Surfe na Pororoca.

- Foi uma experiência alucinante e pude realmente notar que há uma diferença na força da água. No mar se forma uma onda que segue, como se fosse numa linha contínua. Na pororoca é diferente, pois além de ser mais turva e a onda tem uma quebrada, sendo uma dificuldade a mais - destacou.

Surfistas encaram a pororoca na localidade do Sucuriju, no Amapá (Foto: Raimundo Paccó/Arquivo Pessoal)Novas rotas para o surfe na pororoca poderão surgir no Amapá (Foto: Raimundo Paccó/Arquivo Pessoal)

 

 

 

Agora a Abraspo se prepara para desbravar novos pontos da pororoca em terras amapaenses. Uma nova expedição deve acontecer ainda este ano.

 
 
Fonte: http://globoesporte.globo.com/ap/noticia/2014/06/brasileiro-de-surfe-na-pororoca-e-disputado-no-arquipelago-do-bailique.html

 

 

 

 

 


Mais esportes
11-08-2014 - Espremedor Mourinho motiva Filipe Luís: Ele tira o melhor de cada um
11-08-2014 - Recordista de gols em Copas, Klose confirma aposentadoria da seleção
08-08-2014 - Não há crise no mercado automotivo, segundo jornalista
08-08-2014 - Sutil reclama de escassez de testes na F-1: Gasto meu tempo no Playstation
08-08-2014 - Avaliação 365 – Revisão de 10.000 km do up! – Concessionária ainda não “sabe” fazer alinhamento/balanceamento
08-08-2014 - Honda Pop 100 e Biz 125 estreiam novas cores na linha 2015
08-08-2014 - Ferrari FF receberá mudanças visuais em 2016
08-08-2014 - Etanol e biodiesel: maior percentual é aprovado pela câmara
08-08-2014 - Com time de estrelas, Taubaté estreia em casa contra S.Bernardo no Paulista
08-08-2014 - Brasil encara Coreia do Sul em estreia na forte etapa brasileira do Grand Prix