Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Após revés, líbero do Brasil afirma: Perdemos para o regulamento
Apos-reves,-libero-do-Brasil-afirma--Perdemos-para-o-regulamento-
Muitos aprovam a disputa de pontos corridos, por ser justa e dar o título de campeão aquela equipe que foi melhor. Mas o regulamento do vôlei feminino dos Jogos Sul-Americanos foi diferente e o Brasil poderia ter sido vice campeão mesmo ganhando todas as partidas. Na partida da última quarta-feira, a seleção saiu derrotada para o Chile por 3 sets a 1 e ficou com o bronze com quatro vitórias em cinco partidas.

A derrota brasileira veio antes da hora. O Brasil perdeu o terceiro set, viu as chilenas abrirem dois sets a um e, mesmo que conseguisse a virada e terminasse a competição invicta, a seleção perderia a medalha de ouro, para a indignação da líbero Luisa:

- O mais triste de tudo isso é fazer um jogo quase perfeito contra um time adulto da Argentina, onde quase não erramos, enfrentar equipes mais velhas que a gente de igual para igual e saber que perdemos para o regulamento. É fácil falar agora, mas tenho certeza que se a regra fosse diferente nós não deixaríamos esse ouro escapar. Eu não sei se seria pior se a gente ganhasse e não conquistasse o ouro, mas esse regulamento é muito ridículo.

O regulamento determinava que as seis seleções jogassem entre si com cada vitória por 3 sets a 0 ou por 3 sets a 1 valendo três pontos, a vitória por 3 a 2 vale dois pontos e uma derrota no tie break um ponto. Além disso, em caso de empate na pontuação, o critério para definir quem ficaria na frente era o set avarege, que é a divisão de sets ganhos por perdidos. Se o Brasil vencesse o Chile por 3 sets a 2, a Argentina seria campeã mesmo com quatro vitórias e o Brasil com cinco.

O time brasileiro foi uma mescla de jogadoras de 15 e 17 anos e enfrentaram as seleções sul-americanas completas, com as equipes adultas. A jovem Ana Beatriz, que completou 16 anos no mês passado, comemorou o resultado:

- A  gente veio preparada para pegar times mais velhos formados por jogadoras adultas, mas as condições do campeonato prejudicaram demais nossa equipe. Além do regulamento em que a gente poderia deixar de ser campeã mesmo vencendo todo os jogos, eles ainda mudaram a tabela antes do campeonato e inverteram a ordem do jogo contra o Chile que, na primeira tabela, seria na segunda rodada.

O treinador Juca Klein, conhecido como Juca, também acredita que o regulamento foi determinante para a perda do ouro:

- Antes do jogo a comissão técnica conversou muito com elas, mas elas são muito novas e é muito difícil um time tão jovem saber que, mesmo ganhando, pode ficar sem o título. Isso foi determinante.

O vôlei masculino tem início nesta quinta-feira, mas sem a presença do Brasil, que optou por não mandar atletas.
 
Brasil x Chile Vôlei (Foto: Gabriel Fricke)
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
17-06-2014 - Efeito Sabella: Messi cresce, vira artilheiro e bate marcas de Maradona
17-06-2014 - Vaias, recorde, bolada e até bronca no árbitro: a estreia de CR7 na Copa 2014
17-06-2014 - Sorria, Brasil! Seleção enfrenta o México na capital nacional do humor
16-06-2014 - Em prova histórica, Rossi e Pedrosa tentam, mas não desbancam Márquez
16-06-2014 - Di Grassi chega perto, mas primeira vitória brasileira em Le Mans não sai
16-06-2014 - Toma chá com uma mão e guia com a outra, brinca RBR sobre Ricciardo
16-06-2014 - Schumacher sai do coma e deixa hospital na França, anuncia assessoria
16-06-2014 - Hospital suíço confirma entrada de Schumacher: Chegou nesta manhã
16-06-2014 - De férias no Brasil, astro Kobe Bryant revela desejo de aprender a surfar
16-06-2014 - Tiago Splitter se vinga de LeBron e dá toco da redenção em Dwyane Wade