Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


A um ano do Pan de Toronto, Brasil estabelece meta: continuar no top 3
A-um-ano-do-Pan-de-Toronto,-Brasil-estabelece-meta-continuar-no-top-3
O último degrau no caminho para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, está chegando. O dia 10 de julho marca o início da contagem regressiva para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015. Faltam 365 dias para o principal evento poliesportivo das Américas, competição que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem como principal objetivo repetir a terceira posição das últimas duas edições, em 2007 e 2011.

- O COB tem meta de posição pelo total de medalhas, que é se manter entre os três primeiros colocados. O Canadá vem muito forte porque estará em casa - disse Marcus Vinícius Freire,  Superintendente do COB.

Ainda faltando muitas modalidades para realizarem as seletivas, o Brasil já tem 126 vagas garantidas para o evento (veja a lista abaixo). A expectativa é que, até julho do ano que vem, a equipe cresça e passe dos 500 integrantes. Marcus Vinícius explica que cada modalidade terá um objetivo diferente no evento:

- Estamos realizando reuniões com os diretores técnicos de todas as modalidades para definir a estratégia de cada esporte, a partir de suas prioridades em função do calendário internacional. Para algumas o Pan  terá peso importante na avaliação para o Rio 2016. Para outras modalidades, o foco será diferente. Por exemplo, como no handebol nós já temos a vaga garantida nos Jogos Olímpicos, pode ser que o técnico resolva não usar o Pan como etapa de treinamento para a equipe principal - disse o dirigente

Nas duas últimas edições do Pan, o Brasil ficou em segundo lugar no número total de medalhas e em terceiro no quesito medalhas de ouro. O recorde do Brasil em uma edição do Pan é de 157 pódios, obtido em 2007, no Rio de Janeiro, com 52 ouros. Há quatro anos, em Guadalajara, no México, foram 141 medalhas, sendo 48 de ouro.

O Pan de Toronto deve contar com mais de 5.500 atletas de 42 nações do continente, disputando 36 modalidades, 28 delas olímpicas. Ainda não existe um número certo de quantos esportes vão definir a classificação para o Rio 2016 através do Pan, já que algumas modalidades ainda não divulgaram os critérios das vagas para as Olimpíadas.

Estão previstas a entrega de 365 medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, e o atletismo é o carro chefe, com 47 disputas, seguido pela natação, com 34, e a ginástica com 24.

AS VAGAS JÁ CONQUISTADAS PARA O PAN DE 2015

- Atletismo – 12 vagas:  4x100 masculino,  4x400 masculino e  4x400 feminino
- Boliche - 2 vagas: 1 dupla masculina
- Caratê – 4 vagas: 2 masculinas e 2 femininas
- Handebol – 28 vagas: 14 masculinas e 14 femininas
- Hipismo – 8 vagas: Equipe de Saltos e Equipe de Adestramento
- Judô – 14 vagas: 7 masculinas e 7 femininas
- Lutas Associadas – 2 atletas: Gilda Oliveira e Aline Ferreira
- Natação – 24 vagas:  4x100m livre, 4x200m livre e 4x100m medley, masculinos e femininos
- Pentatlo Moderno – 2 vagas: 1 feminina e 1 masculina
- Rúgbi – 12 vagas femininas
- Vela -  18 vagas
 
natação Thiago Pereira e Cesar Cielo no Pan de Guadalajara (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
25-07-2014 - Após susto inicial, Brasil bate Paraguai na estreia do Sul-Americano
25-07-2014 - Zanon avalia elenco do São José e projeta Paulista: Será complicado
25-07-2014 - Fúlvio vê Fla e Bauru favoritos, mas confia que Brasília pode surpreender
25-07-2014 - Lakers apresenta o armador Jeremy Lin, que volta a usar a camisa 17
25-07-2014 - Ala/pivô Blake Griffin é mais uma baixa dos EUA para a Copa do Mundo
25-07-2014 - Matt Brown cria desconforto ao dizer que seria favorito contra retardado
25-07-2014 - Nick Diaz assina novo contrato de três lutas com UFC e volta em 2015
25-07-2014 - Curtinhas: TJ Dillashaw é adicionado ao game eletrônico do UFC
25-07-2014 - DC lembra como conheceu Jones: “Insultou para iniciar conversa”, diz
25-07-2014 - Durinho: não do TUF Brasil foi melhor coisa que poderia acontecer