Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


A um ano do Pan de Toronto, Brasil estabelece meta: continuar no top 3
A-um-ano-do-Pan-de-Toronto,-Brasil-estabelece-meta-continuar-no-top-3
O último degrau no caminho para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, está chegando. O dia 10 de julho marca o início da contagem regressiva para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015. Faltam 365 dias para o principal evento poliesportivo das Américas, competição que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem como principal objetivo repetir a terceira posição das últimas duas edições, em 2007 e 2011.

- O COB tem meta de posição pelo total de medalhas, que é se manter entre os três primeiros colocados. O Canadá vem muito forte porque estará em casa - disse Marcus Vinícius Freire,  Superintendente do COB.

Ainda faltando muitas modalidades para realizarem as seletivas, o Brasil já tem 126 vagas garantidas para o evento (veja a lista abaixo). A expectativa é que, até julho do ano que vem, a equipe cresça e passe dos 500 integrantes. Marcus Vinícius explica que cada modalidade terá um objetivo diferente no evento:

- Estamos realizando reuniões com os diretores técnicos de todas as modalidades para definir a estratégia de cada esporte, a partir de suas prioridades em função do calendário internacional. Para algumas o Pan  terá peso importante na avaliação para o Rio 2016. Para outras modalidades, o foco será diferente. Por exemplo, como no handebol nós já temos a vaga garantida nos Jogos Olímpicos, pode ser que o técnico resolva não usar o Pan como etapa de treinamento para a equipe principal - disse o dirigente

Nas duas últimas edições do Pan, o Brasil ficou em segundo lugar no número total de medalhas e em terceiro no quesito medalhas de ouro. O recorde do Brasil em uma edição do Pan é de 157 pódios, obtido em 2007, no Rio de Janeiro, com 52 ouros. Há quatro anos, em Guadalajara, no México, foram 141 medalhas, sendo 48 de ouro.

O Pan de Toronto deve contar com mais de 5.500 atletas de 42 nações do continente, disputando 36 modalidades, 28 delas olímpicas. Ainda não existe um número certo de quantos esportes vão definir a classificação para o Rio 2016 através do Pan, já que algumas modalidades ainda não divulgaram os critérios das vagas para as Olimpíadas.

Estão previstas a entrega de 365 medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, e o atletismo é o carro chefe, com 47 disputas, seguido pela natação, com 34, e a ginástica com 24.

AS VAGAS JÁ CONQUISTADAS PARA O PAN DE 2015

- Atletismo – 12 vagas:  4x100 masculino,  4x400 masculino e  4x400 feminino
- Boliche - 2 vagas: 1 dupla masculina
- Caratê – 4 vagas: 2 masculinas e 2 femininas
- Handebol – 28 vagas: 14 masculinas e 14 femininas
- Hipismo – 8 vagas: Equipe de Saltos e Equipe de Adestramento
- Judô – 14 vagas: 7 masculinas e 7 femininas
- Lutas Associadas – 2 atletas: Gilda Oliveira e Aline Ferreira
- Natação – 24 vagas:  4x100m livre, 4x200m livre e 4x100m medley, masculinos e femininos
- Pentatlo Moderno – 2 vagas: 1 feminina e 1 masculina
- Rúgbi – 12 vagas femininas
- Vela -  18 vagas
 
natação Thiago Pereira e Cesar Cielo no Pan de Guadalajara (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
20-03-2014 - Com dois gols de Luciano, Timão vence o Bahia de Feira e se classifica
20-03-2014 - Campanha impecável de 2013 vira fantasma do time de Paulo Autuori
19-03-2014 - Érika cogita aposentadoria após 2016: Vou fazer de tudo para chegar bem
19-03-2014 - Para técnico do Mogi, partida contra Macaé é a mais importante do ano
19-03-2014 - Uberlândia pede e jogo contra Limeira pelo NBB tem horário alterado
19-03-2014 - Sem pena de ex-time, LeBron marca 43 pontos, e Miami bate o Cleveland
19-03-2014 - Multicampeão, Marcelinho quer erguer único troféu que não tem no Fla
19-03-2014 - Sem temer torcida, Pinheiros vai confiante para o Rio em busca do bi
19-03-2014 - Bunda Fish: Abertura rola na Brava (SC)
19-03-2014 - Oakley Pro: Gaivota (SC) entra em cena