Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Vôlei na neve vira mania na Europa, e criadores querem esporte nos Jogos
Volei-na-neve-vira-mania-na-Europa,-e-criadores-querem-esporte-nos-Jogos
O vôlei de praia é um esporte bastante popular no Brasil, seja profissional ou de modo amador. Basta uma rede, uma bola, uma demarcação no chão e alguns praticantes para que um jogo aconteça. Mas essa paixão não é exclusividade brasileira. Na Europa, por exemplo, há muitos adeptos, mesmo que o clima nem sempre ajude. Em lugares de neve, como a Áustria, é preciso usar a criatividade. E foi assim que Martin Kaswurm e seus amigos adaptaram a modalidade para sua realidade. Apenas o cenário mudou, e o vôlei de praia virou vôlei na neve. O que era uma brincadeira se transformou em um esporte oficial no país e que pode, no futuro, entrar no programa das Olimpíadas de Inverno. Pelo menos, é a pretensão de seus idealizadores.
 
Tudo começou quando Kaswurm e alguns amigos decidiram levar praticantes de vôlei de praia para jogar no topo de uma montanha em Wagrain, distrito de Salzburgo, em 2009. O torneio informal foi um sucesso, e eles perceberam que daria para levar a ideia adiante. O evento passou a ser organizado anualmente e, cinco anos depois, há competições em países como a própria Áustria, a Suíça, a Itália e a Alemanha, com paradas para etapas em diversas cidades. 
 
- Já fomos convidados por mais dez destinos para fazer nossos torneios por lá. No momento, somos um esporte oficial na Áustria, mas tentamos negociar associações com outras federações de vôlei, da Itália, Suíça e Alemanha, por exemplo. É um caminho muito longo a percorrer, mas queremos que o vôlei na neve seja o primeiro esporte dos Jogos Olímpicos de Inverno a serem jogados com uma bola - comentou Kaswurm, um dos idealizadores da modalidade.
 
Atualmente, os torneios de vôlei na neve recebem milhares de espectadores em suas etapas nas montanhas e têm atrações como cheerleaders, pistas de esqui, shows, festas e até mesmo banheiras hidromassagem aquecidas. O primeiro torneio oficial, por exemplo, teve um público de mil pessoas, composto, em grande parte, por jovens. Agora, é normal que 15 mil espectadores compareçam. Há até mesmo um ranking com os melhores jogadores da modalidade, liderado por Michal Matyja, da Polônia, Benni Jankovski, da Suíça, e Florian Schweikart, da Alemanha, e transmissões televisivas.
 
- Todo esporte tem patrocinadores e, como passamos na TV, temos os nossos também. Ainda há mais deles se interessando em financiar a nossa modalidade, que é nova e fascinante. Em termos de popularidade, o esporte tem, com certeza, a chance de chegar ao nível do esqui ou mesmo do snowboard. A diferença é que é bem barato. Se as federações nacionais começarem a investir nisso, o esporte terá um futuro brilhante - completou o austríaco.Kronplatz volei na neve (Foto: Divulgação)
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
11-04-2014 - Relembre o histórico confronto entre Rodrigo Minotauro e Bob Sapp
11-04-2014 - Mineirinho recebe equipes e entra no clima da final da Superliga masculina
11-04-2014 - Sidão luta contra lesão crônica para fazer a diferença na final da Superliga
11-04-2014 - Patolino deixa card de Cincinnati e é substituído por Tim Means
11-04-2014 - Com prêmio recorde e só a elite, Super Praia estreia em Salvador
11-04-2014 - Curtinhas: Canadá arrasa Austrália e tem os 4 finalistas do TUF Nations
11-04-2014 - José Aldo divulga projeto em Manaus e manifesta espírito empreendedor
11-04-2014 - Grandes amigos, Lucão e Éder brigam na rede para conquistar a Superliga
11-04-2014 - Minotauro chega a 45 lutas na carreira e a dez no UFC em evento desta sexta
11-04-2014 - Shamell pede para Pinheiros ligar a chave para jogar bem no NBB