Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Usadas no dia a dia, articulações dos joelhos merecem atenção especial
Usadas-no-dia-a-dia,-articulacoes-dos-joelhos-merecem-atencao-especial
A articulação do joelho é usada em todos os movimentos do dia a dia, levantar, sentar, caminhar, subir e descer escadas, agachar, etc. O uso diário é intenso para as pessoas ativas e para as sedentárias também, pois o joelho é necessário para qualquer movimento.
 
É muito importante termos a musculatura dos membros inferiores forte, flexível e funcional. Detalhes importantes que devemos levar em conta quando começamos a correr e quando decidimos a participar de uma corrida mais longa.
 
Um homem de 61 anos cuja atividade física diária é caminhar decidiu para de fumar. A família o incentivou a abandonar o cigarro após ter tido complicação séria nos pulmões. Como prêmio, todos participariam de uma corrida de 16km, de Paris a Versailles.
 
Ao largar a nicotina, ele ganhou alguns quilos a mais, ficando com sobrepeso. Começou o treino de corrida muito empolgado, mas logo vieram as dores. Foi ao médico e descobriu um edema subcontral do platô tibial. O platô tibial recebe toda a carga do nosso corpo, todo o impacto, juntamente com o resto do joelho.
 
Esta pessoa já apresentava uma artrose no joelho chamada gonaítrose, lesão do menisco interno e comprometimento da patela. Mas estas lesões estavam quietas com as atividades diárias e as caminhadas. Quando vieram os 20kgs a mais, somados ao treino de corrida, o joelho sentiu e surgiu o edema.
 
A famosa “água no joelho” é a defesa do organismo para proteger a articulação, pedindo socorro. A lesão só não foi pior porque este futuro atleta de corrida possuía uma musculatura muito forte, mas faltaram adequação e variedade de estímulos.
 
Bato sempre na mesma tecla, não se deve correr todos os dias, principalmente os iniciantes.
 
O medico recomendou a fisioterapia aquática e dieta. O tratamento consiste no primeiro mês, trabalhar em deep water, sem impacto, com bastante mobilidade das articulações do quadril, joelho e tornozelo. O trabalho a principio é sem carga, só com a resistência da água. A pressão hidrostática que funciona com uma meia elástica - maior pressão no fundo e vai diminuindo na direção da superfície - ajuda a diminuir o edema ósseo, e o empuxo aumenta o espaço entre as estruturas do joelho. O fisioterapeuta mobiliza a patela e faz o alongamento passivo. A água aquecida minimiza a dor e melhora a mobilidade das articulações.
 
A progressão do tratamento seria aumentar para três vezes a fisioterapia aquática e acrescentar a natação sem a utilização de pés de pato. Quando a dor e o edema zerarem, a musculatura estando forte, inicia-se o trabalho de propriocepção visando o equilíbrio, com objetivo de evitar torções no joelho e no tornozelo.
 
O paciente pode começar a pedalar e continuar com a fisioterapia aquática e a natação. O objetivo agora é fazer o percurso de bicicleta e não correndo. Este paciente tem como meta de vida, visando proteger o avanço da artrose, caminhar, pedalar e nadar, não mais correr, e perder peso.
 
A motivação de participar em competições diferentes é muito grande, mas nem sempre o corpo não acompanha a cabeça. Devemos respeitar os nossos limites. Às vezes, temos que sofrer um pouco para entender as nossas limitações.
 
Vamos ficar atentos aos sintomas, às dores e ir em direção à cura o mais rápido possível, evitando maiores danos.
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
16-07-2014 - Efrain Escudero volta ao UFC e tem pela frente Massaranduba em Brasília
16-07-2014 - Curtinhas: Mayweather, ao falar de Ronda, diz que não sabe quem é ele
16-07-2014 - Overeem diz que pretende enfrentar Cigano após luta contra Ben Rothwell
16-07-2014 - Inscrições abertas para Seminário beneficente de M.M.A. em Petrolina
16-07-2014 - Jornal: querendo vender Balotelli, Milan diminui preço pela metade
16-07-2014 - Jornal madrileno anuncia Keylor Navas no Real Madrid
16-07-2014 - Oswaldo pede, e Santos volta a estudar contratação de Robinho
16-07-2014 - De franzino a bombado: Giuliano ganha força e desperta atenção
16-07-2014 - DE VIRADA E COM GOL DE KLEBER, VASCO SE IMPÕE E BATE O SANTA EM CUIABÁ
16-07-2014 - Estreias, mudanças e heranças da Copa: Brasileirão retorna nesta quarta