Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Sochi quebra o gelo, festeja os Jogos e recebe Brasil do futebol e de Belfort
Sochi--quebra-o-gelo-,-festeja-os-Jogos-e-recebe--Brasil-do-futebol-e-de-Belfort-
O gelo e o frio ficaram apenas na região montanhosa. No coração de Sochi, que fica a 40km de distância do Parque Olímpico da costa, o clima é caloroso. Muitas vezes caracterizados pela frieza, os russos abriram os braços para o mundo às vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Entre adultos, jovens e até crianças, o sentimento é de festa e boas-vindas para os competidores e torcedores de todo o mundo, principalmente os brasileiros.
 
É unanimidade. Todos os russos abordados na área da estação do trem de Sochi se referiram ao Brasil como a terra do futebol. Yarkin Vladislav, de 33 anos, no entanto, foi além. O funcionário da prefeitura da cidade afirmou ser fã do lutador de MMA Vitor Belfort, a quem classificou como o melhor do país. 
 
- A população do Brasil é maior do que na Rússia. Está localizado na América do Sul e a língua é o português. Por lá tem ótimos jogadores de futebol. Mas adoro os lutadores brasileiros, o mais famoso para mim é Vitor Belfort, acho que é o melhor. O Brasil tem um ótimo clima - disse Vladislav.
 
O clima alegre deixa de lado as preocupações com a organização do evento e a polêmica envolvendo os gastos excessivos em obras na cidade-sede (que já ultrapassam R$ 100 bilhões). Diante dos estrangeiros que ainda chegam à cidade, o povo de Sochi mostrou seu lado hospitaleiro. Com bom humor e sorridentes, eles compartilharam alguns conhecimentos sobre o Brasil, ensinaram como se torce para os atletas russos nas Olimpíadas e garantiram que enxergam o evento como um marco positivo para a imagem do país diante do mundo.
 
- Nós somos muito abertos. Realmente queríamos receber esses Jogos Olímpicos. Somos hospitaleiros e queremos que os estrangeiros se sintam em casa em Sochi. Temos muitas qualidades aqui. Vai ser um evento de alta qualidade para todos – disse a jovem Tamara Gagoa, de 22 anos. 
 
Por mais que parte da opinião pública na Rússia tenha criticado a organização desde a escolha de Sochi, um balneário subtropical, como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, nas ruas da cidade a população considera a decisão acertada e acredita no sucesso total do evento. Os moradores aproveitaram para fazer uma propaganda do local.
 
- Estamos todos na cidade prontos para esses Jogos. Estamos preparados em todos os níveis, inclusive em termos de organização. Vai ser incrível. É incrível receber vocês e ver que todos estão felizes - diz Alina Saakyan.
 
Ao contrário da região do Parque Olímpico da costa, localizado na província de Adler, a cidade de Sochi tem intensa movimentação de pessoas nas ruas. Nas proximidades da estação de trem, o número de visitantes aumentou às vésperas dos Jogos, principalmente com russos vindo de outras cidades para o evento. A segurança no local também está mais rigorosa do que o habitual.
 
- Nós estamos muito felizes. Esse evento reúne muitas nações, e será uma experiência muito boa para nós que somos estudantes. É uma celebração para todos - analisou a russa Tatianina Alina.
 
Na ótica política, os Jogos Olímpicos também têm uma importância para a Rússia, que volta a receber um evento deste porte após o colapso da União Soviética (URSS) em 1991. Moscou havia recebido as Olimpíadas de Verão em 1980. A maioria da nova geração de russos aprovou mais a ideia da competição do que os mais velhos.
 
As primeiras competições dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi serão no dia 6 de fevereiro, com disputas de patinação, snowboard e esqui estilo livre. A abertura oficial, no entanto, será no dia 7 de fevereiro, no Estádio Olímpico Fisht. O SporTV.com acompanha tudo em Tempo Real até o encerramento, no dia 23. A TV Globo e o SporTV transmitem algumas provas ao vivo. 
 
sochi centro (Foto: Amanda Kestelman)
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
18-06-2014 - Sonho de Guerrinha, Bauru lança o projeto Caravana do Basquete
18-06-2014 - Liga Sorocabana contrata ex-preparador físico da seleção brasileira
18-06-2014 - Após título da NBA, Splitter promete se apresentar sem atrasos à seleção
18-06-2014 - Kobe Bryant torce para o Brasil, e Seu Barriga apoia México, no Ceará
18-06-2014 - Kobe ironiza justificativa de Klinsmann para corte de Donovan: Cômico
17-06-2014 - Talita/Taiana e Evandro/Vitor defendem títulos no Grand Slam de Berlim
17-06-2014 - Splitter e Ginobili pedem paz entre brasileiros e argentinos na Copa
17-06-2014 - Após assassinato do pai, MVP dá volta por cima e vive fase surreal na NBA
17-06-2014 - Após título, Splitter espera levar Brasil ao pódio do Mundial para pagar dívida
17-06-2014 - Noitada em mansão deixa atletas de ressaca e adia festa com fãs dos Spurs