Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Robinson não esquece derrota para o Brasil no Pan de 87: Oscar brilhou
Robinson-nao-esquece-derrota-para
Não é possível passar despercebido por David Robinson. Um dos melhores pivôs da história do basquete mundial e ídolo eterno da torcida do San Antonio Spurs, o ex-jogador tem também um vínculo histórico com o basquete brasileiro. E ele não consegue esquecer tal ligação. Robinson, hoje com 48 anos, era o principal nome da seleção dos Estados Unidos que foi derrotada pelo Brasil na final dos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis, naquela inesquecível conquista da seleção brasileira de Oscar Schmidt, Marcel e companhia. Na época, os Estados Unidos levavam apenas equipes formadas por universitários para representar o país nas grandes competições internacionais. Porém, tudo mudou após o triunfo tupiniquim em pleno território americano, como recorda um dos pilares das Torres Gêmeas dos Spurs, um gigante de 2,16m:
 
– Aquela derrota foi fundamental para que os Estados Unidos criassem o Dream Team para as Olimpíadas de Barcelona 1992. Quando perdemos para o Brasil, nós vimos o quanto o basquete internacional havia evoluído. Eu até me sinto lisonjeado por ter perdido aquela final do Pan para o Brasil e jamais esqueci daquele dia. Depois, nós ainda acabamos ficando com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Seul 1988 e ficou realmente claro que precisaríamos criar a seleção mais forte possível – afirmou o membro do Hall da Fama do basquete.
 
Robinson recorda bem das atuações monstruosas de Oscar, que fez incríveis 46 pontos, e de Marcel, que somou 31 pontos no inesquecível triunfo por 120 a 115 sobre os Estados Unidos.
 
– Marcel e Oscar jogaram muito bem, todas as bolas deles acabavam caindo e o Brasil mereceu aquela vitória. O Oscar brilhou realmente. Não jogamos o suficiente para vencê-los e os brasileiros ganharam na nossa casa, em Indianápolis. Foi um jogo fenomenal para o Brasil. Impressionou todo mundo naquela época.
 
Único nome americano a se salvar do revés, David Robinson conseguiu ser escolhido para jogar nos Spurs, em 1989. Ele obteve sucesso e virou um dos membros do Dream Team, o time dos sonhos, que é considerado a maior reunião de craques em uma mesma equipe na história do basquete mundial. Ao lado de David, estavam nada menos do que Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Karl Malone, John Stockton, Charles Barkley, Scottie Pippen, Clyde Drexler e Patrick Ewing, todos legendas do esporte da bola laranja. Dando show em todas as partidas, tal formação conquistou com sobras o título olímpico e mostrou que não teria mais para ninguém nos próximos anos.
 
– Eu me sinto honrado de ter feito parte do Dream Team. Marcou demais a minha vida e agradeço todos os dias por ter vivido isso – disse David, que participou dos dois primeiros dos cinco títulos do San Antonio Spurs na NBA, nas temporadas de 1998/99 e 2002/03.
Oscar Schmidt hall da fama NBA (Foto: Gabriel Fricke)
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
19-04-2014 - Massa destaca evolução da Williams na pista molhada: Passo à frente
19-04-2014 - Talmo tem dever de casa dobrado e divide as quadras com a sala de aula
19-04-2014 - Com temporal, Hamilton assegura a pole para GP da China; Massa é o 6º
19-04-2014 - Sesi-SP e Osasco fazem segundo jogo das semifinais da Superliga
19-04-2014 - Ranking com Pontuação #15
19-04-2014 - Franca reage no último quarto, vence Uberlândia e passa de fase no NBB
19-04-2014 - Federação de Basquete divulga calendário da temporada 2014 no AP
19-04-2014 - Americana tem 1º match point para conquistar Liga feminina de Basquete
19-04-2014 - São José e Palmeiras prometem jogo pegado por sobrevivência no NBB
19-04-2014 - Técnico do Palmeiras joga o favoritismo para o São José no NBB