Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Rivalidade entre técnicos apimenta duelo Rio e Campinas na semifinal
Rivalidade-entre-tecnicos-apimenta-duelo-Rio-e-Campinas-na-semifinal

Todos os ingredientes para uma semifinal acirrada e emocionante estão garantidos para o confronto entre Campinas e Rio de Janeiro, que começa nesta terça-feira, a partir das 21h30m, em Campinas, São Paulo. Jogadoras brasileiras campeãs e bicampeãs olímpicas estarão em quadra e, além delas, alguns fortes reforços estrangeiros. Para apimentar ainda mais a rivalidade entre os dois equilibrados times, a série melhor de três terá um duelo de peso também fora das quatro linhas. Os dois maiores técnicos de vôlei do país, José Roberto Guimarães e Bernardinho, mais uma vez serão uma atração à parte da disputa por vaga na grande decisão do torneio. O SporTV transmite a primeira partida ao vivo a partir das 21h30m, e o GloboEsporte.com acompanha tudo em tempo real.    

- São dois grandes técnicos que dão uma apimentada muito maior para essa semifinal. Mas uma semifinal se não for apimentada não tem graça – comentou a oposto Juciely, um dos destaques da equipe do Rio de Janeiro.   

Zé Roberto e Bernardinho (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Zé Roberto e Bernardinho são atrativos a mais do duelo entre Campinas e Rio (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

 

Os currículos dos dois técnicos e a rivalidade entre eles já não são novidades para quem acompanha o vôlei brasileiro. José Roberto Guimarães, o técnico do Campinas, é tricampeão olímpico, além de carregar o título de único treinador no mundo medalhista de ouro com seleções dos dois sexos. Já Bernardinho, o líder do Rio de Janeiro, soma seis medalhas olímpicas, sendo um ouro, três pratas e dois bronzes.   

- Os dois treinadores são campeões e vitoriosos. Cada um no seu estilo, com suas ideias. Quem sou eu para questioná-los? São inquestionáveis pelo trabalho e conquistas – comentou  a meio de rede do Walewska, do Campinas.   

Bernardinho, técnico do Rio de Janeiro (Foto: Hismênia Keller)Bernardinho orienta as jogadoras do Rio de Janeiro (Foto: Hismênia Keller)

No retrospecto desta temporada, Zé Roberto tem vantagem sobre Bernardinho. Com as campeãs olímpicas Tandara e Natália no elenco, e ainda reforçado pela ponteira americana Kristin, o Campinas chega às semifinais após ter terminado os playoffs em primeiro lugar. O Rio de Janeiro, time da bicampeã olímpica Fabi, da experiente levantadora Fofão e da canadense Sarah Pavan, terminou a fase em terceiro lugar. Nos dois confrontos entre as duas equipes nesta Superliga até agora, o time de São Paulo levou a melhor em ambas ocasiões. Os duelos, no entanto, foram disputados, terminando em 3 a 2.   

- São dois caras insatisfeitos por natureza. Eles querem chegar na decisão e não importa o que seus times façam, que eles vão sempre querer mais. É lógico que eles dão um tom especial ao confronto. Eu os colocaria como protagonistas também. A gente atua dentro da quadra e eles atuam fora dela. Com eles em quadra, esse jogo se torna mais especial e as pessoas vão querer assistir – disse a líbero Fabi, destaque da equipe do Rio de Janeiro. 

As jogadoras já tratam com naturalidade as expectativas e rivalidade que costumam envolver o duelo entre os dois técnicos. A chance de ver os dois maiores treinadores do Brasil se enfrentando em um confronto decisivo sempre atrai o interesse do público.   

- A gente não fica mais preocupada com os dois, não. Nós sabemos que são dois grandes treinadores e que cada um vai tentar usar a sua experiência para vencer o outro. É um duelo que todo mundo gosta de ver. A gente brinca dizendo que vamos ficar sentadas e deixar os dois jogarem. Os dois são as atrações do jogo. Mas nós temos a responsabilidade também. Espero que o lado do Bernardinho vença – comentou a experiente levantadora Fofão, de 44 anos.

Zé Roberto Amil x Pinheiros vôlei feminino (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Zé Roberto vai usar a experiência de tricampeão olímpico para ir à final (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Já a ponteira Natália espera que a torcida dê um empurrão a mais para a equipe do Campinas. Por ter tido a melhor campanha até então, a equipe de São Paulo começa jogando em casa e, se precisar, também disputará o terceiro e último confronto em sua cidade.    

- A torcida com certeza vai nos dar uma força boa, mas vamos tentar vencer lá no Rio de Janeiro também. Os jogos anteriores foram decididos nos detalhes. Não tem uma arma secreta, mesmo porque as equipes se conhecem. A gente vai tentar anular as ótimas atacantes e vamos investir em um ponto forte nosso, que é o saque – afirmou a jogadora do Campinas.   

O segundo confronto da série está marcado para o próximo sábado, às 10h, no Rio de Janeiro. Caso necessário, o terceiro jogo será no outra sexta-feira, dia 18/04, às 21h30m, em Campinas.

* Com supervisão de Lydia Gismondi

 

 

 

 

 

 


Mais esportes
18-07-2014 - Com Olivinha cestinha, Brasil vence o Equador em amistoso de preparação
18-07-2014 - Ídolo do Boston, Bill Russell passa bem após sofrer colapso em eventoSondado pelo São José, ala Betinho comenta interesse do time joseense
18-07-2014 - Ídolo do Boston, Bill Russell passa bem após sofrer colapso em evento
18-07-2014 - Reforço do São José, Renan Lenz mira crescimento no basquete brasileiro
18-07-2014 - Pequeno Samurai, japonês é sensação na Liga de Verão da NBA
18-07-2014 - McGregor diz que vai furar fila pelo título e será campeão até fim do ano
18-07-2014 - Para redimir Sonnen, Luke Barnatt desafia Wanderlei: Ele está morto
18-07-2014 - Curtinhas: UFC de quarta-feira registra menor público dos eventos de 2014
18-07-2014 - Brandão não vê maldade no marketing de McGregor: É que nem um menino
18-07-2014 - Mordido, Renan Barão garante o título de volta: Chance é de 1.000%