Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Reino Unido corta verba de quatro esportes olímpicos para o Rio 2016
Reino-Unido-corta-verba-de-quatro-esportes-olimpicos-para-o-Rio-2016
O comitê olímpico do Reino Unido anunciou nesta terça-feira o cancelamento do financiamento de quatro esportes olímpicos para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Basquete, nado sincronizado, polo aquático e halterofilismo tiveram todas as suas verbas retiradas. A decisão da "UK Sport" é de priorizar e colocar dinheiro em modalidades com chances reais em 2016 e que ainda teriam possibilidades nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio, no Japão. Outros três esportes paralímpicos também foram atingidos: esgrima em cadeira de rodas, goalball e futebol de cinco.

De acordo com o presidente da "UK Sport" Liz Nicholls, seria de alto risco manter o investimento nesses esportes. A Grã-Bretanha trabalha com um orçamento de £ 350 milhões de libras (quase R$ 1 bilhão) nos esportes que a entidade considera com chances de conquistar medalha em 2016, no Rio de Janeiro, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os esportes que ficaram fora tem até março para entrarem com recurso.

Com a mexida, 18 esportes olímpicos tiveram suas verbas aumentadas, mas outros perderam, como a natação, que viu suas verbas caírem em 3%, e o badminton (5%). Já o triatlo britânico viu sua verba subir 35%. Outros esportes com mais verbas serão a canoagem, o judô, as ginásticas, o hóquei, a vela, o tiro, a esgrima e o taekwondo. Outros esportes que já estavam sem verba, como o handebol, o tênis de mesa e a luta livre seguiram sem financiamento.

A comunidade do basquete reagiu surpresa. No ano passado, o esporte esteve perto de perder seu financiamento, mas conseguiu apelar e manteve a verba por mais um ano. Agora, perdeu completamente os valores.

- A comunidade do basquete está horrorizada com o que aconteceu. Ainda estamos em busca da vaga para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, e agora temos que conseguir nossa qualificação para a Euro com as mãos atrás das costas - disse Roger Moreland, presidente da federação britânica, à BBC.

Membros do polo aquático e do nado sincronizado também não aceitaram a decisão. O executivo-chefe da federação local Ashley Metcalfe agradeceu ao menos pela manutenção da verba paralímpica.

- Foi decepcionante, mas sei que não foi fácil para a UK Sport - disse Metcalfe.
 
Tim Hutten e Ciara James, Eua x Grã-Bretanha (Foto: Agência Reuters)
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
06-02-2014 - Jones deseja Spider aposentado: Que sirva de inspiração fora do octógono
06-02-2014 - Invicto em 23 lutas, Douglas DSilva substitui Tavares no UFC em Jaraguá
06-02-2014 - Andrezza Bittencourt será uma das ring girls do Bitetti, em Manaus
06-02-2014 - UFC em Natal tem setor esgotado nas primeiras quatro horas de vendas
06-02-2014 - Curtinhas: Power Ranger Verde quer encarar lutador de telecatch no MMA
06-02-2014 - Cigano explica que busca evolução como lutador ao se mudar para o Rio
06-02-2014 - Negócio fechado: São Paulo e Corinthians trocam Jadson por Pato
06-02-2014 - Vitória poupa titulares e arranca empate na Copa do Nordeste
06-02-2014 - Pelo caminho: Bahia vence, mas fica de fora da Copa do Nordeste
06-02-2014 - Documento chega ao Rio com atraso, e Everton não estreia no Fla-Flu