Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Precursor do downsizing do Brasil, Uno Turbo completa 20 anos
Precursor-do-downsizing-do-Brasil,-Uno-Turbo-completa-20-anos
A Fiat comemora nesta semana os 20 anos de lançamento do Uno Turbo no mercado brasileiro. Um dos grandes responsáveis por trazer ao Brasil, ainda em 1994, a tendência do downsizing (que preconiza propulsores compactos e eficientes), o modelo foi o primeiro carro a gasolina equipado com motor turbo de fábrica. Além do visual diferenciado, o hatch se destacou no mercado pela pegada esportiva proporcionada pelo baixo peso (975 quilos) associado ao vigor dos 118 cavalos extraídos do bloco 1.4.

Conforme explica a Fiat, a potência desenvolvida pelo motor 1.4 era semelhante ou até mesmo superior aos 2.0 aspirados da época. Dados de fábrica apontavam aceleração de zero a 100 km/h feita em apenas 9,2 segundos e velocidade máxima de 195 km/h. Os números eram considerados bastantes animadores e exigiram uma série de reforços no modelo. O câmbio manual de cinco marchas, por exemplo, foi totalmente revisto, assim como o sistema de suspensão e o conjunto de freios (emprestados do Tempra).

No visual, chamavam atenção a paleta de cores (o modelo foi vendido apenas nos tons amarelo, preto e vermelho) e detalhes da carroceria como spoilers e rodas de liga leve. Na cabine, o painel trazia dois grandes mostradores (velocímetro e conta-giros), além do manômetro de turbo (pressão de trabalho de 0,8 bar), temperatura de água, pressão e temperatura do óleo lubrificante. Como particularidade, seu estepe saiu do cofre do motor e ganhou o porta-malas, caso único em todos os Uno comercializados no Brasil.

O Uno Turbo foi produzido entre 1994 e 1996, tendo 1.801 unidades vendidas nesse período. Após o hatch, a Fiat seguiu apostando em modelos esportivos apresentando o Tempra Turbo (que chegou a ser o carro mais rápido do Brasil com 212 km/h), seguido do Marea Turbo, entre outros. Atualmente, a gama esportiva da marca é composta pelos modelos Punto e Bravo T-Jet.
 
Uno Turbo
 
Uno Turbo
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Car Place

 

 

 

 

 


Mais esportes
30-07-2014 - Após duas batidas na 1ª volta, Massa se diz aliviado por terminar corrida
30-07-2014 - Nilo Guimarães confirma Mogi na briga por etapa da Liga Sul-Americana
30-07-2014 - Jogadores do Uberlândia esperam ano com mais chances no NBB-7
30-07-2014 - Argentina irá treinar na sede do Fla para Desafio no Maracanãzinho
30-07-2014 - LeBron tira roupa, joga para multidão e leva público ao delírio em Taiwan
30-07-2014 - Com pré-temporada mais curta, São José prevê evolução durante estadual
30-07-2014 - Nenê volta ao Rio para esquecer vaias e conquistar fãs: Eu espero agradar
30-07-2014 - Jonas Coelho x Diego Pralon é 2ª luta confirmada para o Circuito Talent 12
30-07-2014 - UFC anuncia volta de Anderson Silva contra Nick Diaz em 31 de janeiro
30-07-2014 - Hernani Perpétuo é suspenso por tempo indeterminado após derrota