Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Pode mais: Messi vai bem, mas ainda está abaixo do Maradona de 1986
Pode-mais-Messi-vai-bem,-mas-ainda-esta-abaixo-do-Maradona-de-1986
Os argentinos confiam e cantam todos os dias da Copa do Mundo de 2014 que Messi vai repetir Maradona em 1986. Dois gênios de estilos diferentes, mas igualmente decisivos. Ou quase isso. Uma análise dos cinco primeiros jogos de Maradona no México contra as cinco partidas iniciais de Messi guardam semelhanças e notáveis diferenças. Apesar de um gol a menos até as semifinais, passava pela canhota de Maradona sete das nove bolas que foram às redes dos adversários da Argentina. Messi marcou quatro e tocou para um dos oito gols marcados pelo time de Sabella – para o chute de Di María, que salvou dos pênaltis contra a Suíça nas oitavas. 
 
Pelas características do futebol de 28 anos atrás e, talvez, por não carregar ainda nas costas o peso de melhor do mundo em 1986 – quanto mais os quatro troféus de maior do planeta que Messi enfileirou até 2012 -, Maradona tinha um pouco mais de espaço e aproveitava cada pedaço de grama dos gramados mexicanos. Fez fila e jogadas geniais em todas as partidas. Messi, hoje, tem lampejos de gênio, mas é menos constante e participativo durante os jogos.
 
Em análise das situações de gol criadas pela Argentina até vencer a Inglaterra nas quartas de final com dois gols do craque, impressiona a quantidade de vezes que Maradona desmonta a defesa adversária. A rigor, apenas no primeiro gol contra a Bulgária, último jogo da primeira fase, o camisa 10 não participa da jogada. O lance é construído com cruzamento de Cuciuffo para o gol de cabeça de Valdano, um coadjuvante importante daquela conquista. 
 
Na semifinal, Dieguito marca duas vezes contra a Bélgica e na decisão, contra a Alemanha, passa a bola que terminaria com o gol do título de Burruchaga. Antes disso, Maradona fez chover desde a estreia. Contra a Coreia do Sul, três passes para gols - dois de bola parada e o último depois de driblar um na ponta e dizer “faz, Valdano”. Contra a Itália, antes de empatar após bonita triangulação do ataque argentino, faz duas jogadas pela ponta direita, mas não supera o goleiro Dino Zoff. No último jogo da primeira fase, vai ao fundo de novo, se livra do adversário no contra-ataque e coloca, uma vez mais, Burruchaga para marcar. Contra o Uruguai nas oitavas, bate falta de longe no travessão, cruza para gol incrível perdido por Valdano e inicia a jogada do gol da classificação contra o Uruguai, embora o último passe não seja dele. 
 
Com participação abaixo nos cinco jogos da Argentina até agora, mas decisivo para os hermanos mesmo assim, Messi tem a partida contra a Holanda e uma possível final pela frente. São mais 180 minutos, pelo menos, para que o craque chegue ao mesmo patamar de Don Diego da Copa de 1986. No apito final contra a Alemanha em 1986, Maradona fechava um Mundial irretocável com cinco gols e cinco assistências. Confira abaixo análise dos dois craques em 1986 e 2014.
 
 
INFO números de Maradona x Messi (Foto: Editoria de Arte)
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
13-08-2014 - Torcedor do Sport faz festa para receber novos ídolos no aeroporto
13-08-2014 - Walter engorda, cai de rendimento, e peso do atacante volta a ser tabu
13-08-2014 - Bale celebra título em casa: O sonho se tornou realidade
13-08-2014 - De novo: Alemanha goleia e elimina Brasil do Mundial Sub-20 feminino
13-08-2014 - Contratação de Robinho anima R10; Santos estabelece teto para o astro
13-08-2014 - Agente confirma acordo com o São Paulo, e Michel Bastos chega livre
11-08-2014 - Neymar treina pela primeira vez em campo depois da fratura na lombar
11-08-2014 - Torcida do Grêmio ironiza morte de Fernandão em Gre-Nal no Beira-Rio
11-08-2014 - Com lesão no tendão, Vermaelen só joga se apresentar progresso
11-08-2014 - Flu se assusta com pedida salarial de Cavalieri, e renovação segue travada