Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Pode mais: Messi vai bem, mas ainda está abaixo do Maradona de 1986
Pode-mais-Messi-vai-bem,-mas-ainda-esta-abaixo-do-Maradona-de-1986
Os argentinos confiam e cantam todos os dias da Copa do Mundo de 2014 que Messi vai repetir Maradona em 1986. Dois gênios de estilos diferentes, mas igualmente decisivos. Ou quase isso. Uma análise dos cinco primeiros jogos de Maradona no México contra as cinco partidas iniciais de Messi guardam semelhanças e notáveis diferenças. Apesar de um gol a menos até as semifinais, passava pela canhota de Maradona sete das nove bolas que foram às redes dos adversários da Argentina. Messi marcou quatro e tocou para um dos oito gols marcados pelo time de Sabella – para o chute de Di María, que salvou dos pênaltis contra a Suíça nas oitavas. 
 
Pelas características do futebol de 28 anos atrás e, talvez, por não carregar ainda nas costas o peso de melhor do mundo em 1986 – quanto mais os quatro troféus de maior do planeta que Messi enfileirou até 2012 -, Maradona tinha um pouco mais de espaço e aproveitava cada pedaço de grama dos gramados mexicanos. Fez fila e jogadas geniais em todas as partidas. Messi, hoje, tem lampejos de gênio, mas é menos constante e participativo durante os jogos.
 
Em análise das situações de gol criadas pela Argentina até vencer a Inglaterra nas quartas de final com dois gols do craque, impressiona a quantidade de vezes que Maradona desmonta a defesa adversária. A rigor, apenas no primeiro gol contra a Bulgária, último jogo da primeira fase, o camisa 10 não participa da jogada. O lance é construído com cruzamento de Cuciuffo para o gol de cabeça de Valdano, um coadjuvante importante daquela conquista. 
 
Na semifinal, Dieguito marca duas vezes contra a Bélgica e na decisão, contra a Alemanha, passa a bola que terminaria com o gol do título de Burruchaga. Antes disso, Maradona fez chover desde a estreia. Contra a Coreia do Sul, três passes para gols - dois de bola parada e o último depois de driblar um na ponta e dizer “faz, Valdano”. Contra a Itália, antes de empatar após bonita triangulação do ataque argentino, faz duas jogadas pela ponta direita, mas não supera o goleiro Dino Zoff. No último jogo da primeira fase, vai ao fundo de novo, se livra do adversário no contra-ataque e coloca, uma vez mais, Burruchaga para marcar. Contra o Uruguai nas oitavas, bate falta de longe no travessão, cruza para gol incrível perdido por Valdano e inicia a jogada do gol da classificação contra o Uruguai, embora o último passe não seja dele. 
 
Com participação abaixo nos cinco jogos da Argentina até agora, mas decisivo para os hermanos mesmo assim, Messi tem a partida contra a Holanda e uma possível final pela frente. São mais 180 minutos, pelo menos, para que o craque chegue ao mesmo patamar de Don Diego da Copa de 1986. No apito final contra a Alemanha em 1986, Maradona fechava um Mundial irretocável com cinco gols e cinco assistências. Confira abaixo análise dos dois craques em 1986 e 2014.
 
 
INFO números de Maradona x Messi (Foto: Editoria de Arte)
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
14-04-2014 - Próximo das quartas, Uberlândia tenta repetir surpresa contra Franca
14-04-2014 - Comissão técnica faz balanço da LBF e planeja futuro do São José Feminino
14-04-2014 - Por sobrevida nos playoffs do NBB, Basquete Cearense recebe Bauru
14-04-2014 - Corinthians se acerta com Grêmio e libera Rodriguinho por empréstimo
14-04-2014 - FLAMENGO FAZ GOL IRREGULAR NO FIM, EMPATA COM O VASCO E É CAMPEÃO
14-04-2014 - Presidente compara elenco de rivais e ironiza sobre ‘cansaço do adversário’
14-04-2014 - Troféu Globo Minas: multicampeão no vôlei, Cruzeiro recebe homenagem
14-04-2014 - Dani Lins pede Sesi-SP com pé no chão contra Osasco: Outro jogo difícil
14-04-2014 - Em Ba-Vi tenso dentro e fora de campo, Bahia empata e leva o título
14-04-2014 - Com pódio aos 15 anos, Duda ganha elogios e status de gente grande