Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Paranaense Top 25 do mundo no Jet Surfe participa de Circuito de Surfe
Paranaense-Top-25-do-mundo-no-Jet-Surfe-participa-de-Circuito-de-Surfe
O turista Antônio Júlio se encantou com as praias do litoral cearense. Mas ele não veio a Fortaleza somente para descansar. O paranaense participa do Circuito de Surfe que ocorre neste final de semana, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Mas o esporte do atleta de 34 anos é outro: o Jet Surfe.

Novidade nas águas da Terra do Sol, o Jet Surfe pode ser comparado mais ao automobilismo que ao próprio surfe. Com uma prancha motorizada que pode chegar aos 60km/h, Antônio, que só pratica a modalidade há cerca de um ano, já está entre os 25 melhores do mundo.

- Conheci o equipamento pela internet. Achei a ideia muito bacana, porque na época, não conhecia nada parecido. Sabia que o equipamento poderia ser comparado mais a um carro, um barco. Que não era simplesmente uma prancha de surfe. Mas é um esporte que você desenvolve sua performance muito rápido. Tanto que hoje já disputei até campeonato mundial e estou entre os 25 melhores do mundo. É apaixonante - afirmou.

No entanto, as águas de Fortaleza não são o melhor lugar para quem quer aprender a nova modalidade. Com muitas ondas, as praias do litoral cearense são mais propícias à prática do surfe tradicional.

- Para começar, a pessoa tem que sentir a prancha, a potência que ela tem. A gente recomenda lagoas, águas paradas. Tem tempo para cair, ficar na forma correta, sentir o acelerador, estabilizar. O restante naturalmente a pessoa vai aprendendo. No começo, a pessoa fica mais insegura, mas depois dá tudo certo - garantiu.

Para este final de semana, além do surfe, o jet surfe marcará presença no litoral fortalezense. E Antônio garante que o público cearense já aprovou a nova modalidade.

- O Ceará deu uma resposta maravilhosa. Em todos os lugares pelos quais a gente passou, promovendo o esporte, o pessoal curtiu muito. Até mesmo no Havaí. Quando a gente associa o jet surfe ao automobilismo, as pessoas ficam encantadas - concluiu.

Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro e Bahia terão representantes na disputa. Os grupos são compostos por oito atletas de diversas categorias e idades. Além da premiação para as seleções que obtiverem maior pontuação, também serão premiados os melhores atletas feminino e masculino nas categorias Open (sem limite de idade), Júnior (sub-18), Iniciante (sub-14) e Mirim (sub-16).

Saiba mais sobre o Jet Surfe

A modalidade foi desenvolvida por um ex-engenheiro da Fórmula 1, que atrelou a tecnologia usada nas corridas aos motores compactos e potentes do aeromodelismo. As pranchas, que pesam cerca de 15 kg, utilizam um motor de 10 CC com propulsão hidrojato e podem chegar a até 60 km/h. Elas possuem um um controle acoplado à própria prancha, o atleta pode surfar com ou sem ondas e vento, sem precisar ser puxado por um barco como no ski e wakeboard. Com apenas 3 litros de gasolina é possível surfar por aproximadamente 1 hora e meia.
 
Antonio Júlio, Jet Surfe (Foto: Antonio Júlio/Acervo pessoal)
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
20-03-2014 - Com lesões no bíceps e canela, Hendricks vai passar por cirurgia
20-03-2014 - Cartaz do UFC 173 tem Weidman e Lyoto Machida de caras pintadas
20-03-2014 - Cub Swanson e Jeremy Stephens se enfrentam no UFC de San Antonio
20-03-2014 - Maldonado revela abraço silencioso em Minotauro após rompimento
20-03-2014 - Equipe celebra presença de Marmota no TUF como um verdadeiro cinturão
20-03-2014 - Sonnen cobra assinatura de contrato de Wanderlei Silva: Vai jogar tênis?
20-03-2014 - Derrota para o Bolivar faz Flamengo ter só 23% de chances de classificação
20-03-2014 - Grêmio vê resgate de estilo histórico e já admite ser forte candidato ao título
20-03-2014 - JMalucelli sai na frente, mas Vitória arranca empate pela Copa do Brasil
20-03-2014 - Bahia sofre, mas empata com o Villa Nova-MG na estreia da Copa do Brasil