Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Musa no muay thai, brasileira viaja em busca do terceiro título mundial
-Musa--no-muay-thai,-brasileira-viaja-em-busca-do-terceiro-titulo-mundial
"Amor à primeira vista". É assim que a campeã mundial de muay thai, Tainara Lisboa, de 23 anos, define sua identificação com o esporte em que a atleta da Thai Center/Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) é a número um do planeta. Na última segunda-feira, a santista embarcou para a Tailândia atrás do terceiro título mundial, de 23 a 26 deste mês.

- Meus dois títulos mundiais foram conquistados na Tailândia, o primeiro em 2009, e o segundo no ano passado. Agora luto pelo cinturão do WBC (Conselho Mundial de Muay Thai) A preparação está a todo vapor. A diferença de fuso horário é enorme, e por conta disso, viajamos mais cedo. Não conheço a minha oponente, mas eu estou preparada para enfrentar seja quem for - afirma.

No esporte desde os 13 anos, Tainara preferiu não seguir os passos do pai, triatleta. Ela queria lutar.

 - Comentei com meu pai que gostaria de fazer um esporte focado em lutas. Ele me levou para conhecer a Thai Center (academia onde treina), e passei a acompanhar os treinos. Quando vi o Sandro (treinador) e aqueles marmanjos "chorando" no limite, pensei: 'Preciso passar por isso e sentir essa sensação' - conta.

O começo não foi fácil. Única garota a treinar na academia na época, Tainara sofreu preconceito tanto dentro como fora dos ringues. As adversidades, porém, ajudaram-na a crescer no esporte.
- No começo, não só eu como o meu treinador sofremos preconceitos. Muitos questionavam por que ele treinava uma mulher e onde isso ia dar. Ele absorveu essas criticas, transformou em trabalho. E o resultado esta aí. Sou duas vezes campeã mundial. Dou palestras sobre muay thai para muitas mulheres no estado de São Paulo. Estou orgulhosa não só pelas minhas conquistas no ringue, mas por saber que abri portas para outras mulheres - lembra.

Por conta das viagens e do número grande de compromissos, Tainara não pôde dar sequência aos estudos. Mas ela não se arrepende e valoriza o conhecimento que adquiriu no muay thai.

- Entendo que o esporte é a minha faculdade, vivo intensamente para ele. A modalidade teve uma boa evolução de um ano para cá. Muitos competidores e donos de academias brigam para o esporte ser divulgado e praticado da maneira correta - diz, destacando Santos como uma das forças do muay thai no Brasil.

- As pessoas estão buscando muito as academias de muay thai, principalmente, em Santos, que hoje em dia pode ser considerada a Bangkok do Brasil. A cidade é uma das pioneiras em abrir o canal para os atletas conhecerem o berço do esporte, a Tailândia. Muitos lutadores da região têm viajado para lá - conta.
 
Tainara Lisboa (Foto: Antonio Marcos)
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
11-04-2014 - Relembre o histórico confronto entre Rodrigo Minotauro e Bob Sapp
11-04-2014 - Mineirinho recebe equipes e entra no clima da final da Superliga masculina
11-04-2014 - Sidão luta contra lesão crônica para fazer a diferença na final da Superliga
11-04-2014 - Patolino deixa card de Cincinnati e é substituído por Tim Means
11-04-2014 - Com prêmio recorde e só a elite, Super Praia estreia em Salvador
11-04-2014 - Curtinhas: Canadá arrasa Austrália e tem os 4 finalistas do TUF Nations
11-04-2014 - José Aldo divulga projeto em Manaus e manifesta espírito empreendedor
11-04-2014 - Grandes amigos, Lucão e Éder brigam na rede para conquistar a Superliga
11-04-2014 - Minotauro chega a 45 lutas na carreira e a dez no UFC em evento desta sexta
11-04-2014 - Shamell pede para Pinheiros ligar a chave para jogar bem no NBB