Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Maya voltará a Nazaré um ano após acidente: Cada vez menos trauma
Maya-voltara-a-Nazare-um-ano-apos-acidente-Cada-vez-menos-trauma

Maya Gabeira vai voltar a Nazaré (Portugal) em outubro, um ano depois de ter sofrido um acidente quando tentava pegar uma onda gigante na região. Nas redes sociais, a surfista carioca disse aos fãs que retornaria ao local do incidente, mas não entrou em detalhes. Em entrevista ao GloboEsporte.com, ela explicou que a decisão vai ao encontro do planejamento dela e de sua equipe de surfar nas praias da vila portuguesa no mês de outubro de cada ano, por causa das condições climáticas favoráveis e deixando de lado o grave episódio do ano passado. Em 2013, a expedição brasileira em Nazaré contou também com Pedro Scooby, Carlos Burle e Felipe “Gordo” Cesarano.

- Vamos voltar em outubro a Nazaré. Era um plano que a gente tinha antes mesmo do acidente, de todo ano, em outubro, ir lá para surfar. É a melhor época para ir lá. É um pouco antes de o inverno pesado entrar, então a gente consegue as grandes ondulações, as grandes ondas, mas sem muita tempestade, vento, influência de tempo ruim - contou a surfista brasileira, que participou do programa "Corujão do Esporte", da TV Globo, no último fim de semana.

Seis meses depois do acidente, Maya não esconde que tem medo de que possa acontecer outro acidente com ela quando for surfar as ondas gigantes novamente. Porém, acredita que "a mesma coisa (do ano passado) não vá acontecer". Perguntada se ainda sente algum trauma, Maya diz que sim, mas que aos poucos está superando. Ainda acrescenta que confia no contato mais frequente com o mar como uma fórmula para retomar a confiança e deixar o acidente para trás de vez.

- Tenho (trauma), mas acho que cada vez menos. Cada vez menos me sinto abalada pelo episódio e cada vez mais isso fica distante na memória e nos meus sentimentos. Mas, como eu ainda não voltei a surfar onda grande com uma performance alta, eu acho que é isso que vai fazer diferença: eu ganhar confiança de novo e começar a me expor cada vez mais.

Maya Gabeira acidente surfe (Foto: EFE)No acidente do ano passado, Maya foi reanimada por Carlos Burle após ficar inconsciente (Foto: EFE)

Maya passou dois meses longe das ondas por causa da fíbula fraturada no acidente. Colocou os pés no mar pela primeira vez no fim do ano passado e logo já estava pegando as primeiras ondas, mesmo com proteção no tornozelo direito. Ela não informou em que lugar vai surfar uma onda gigante pela primeira vez após o episódio de Nazaré, mas contou que estará em busca disso durante as viagens que fará em 2014.

Entenda o acidente em Nazaré

Maya Gabeira, surfe, volta, acidente (Foto: Reprodução)Meses depois do acidente, Maya Gabeira já está pegando ondas normalmente (Foto: Reprodução)

No dia 28 de outubro de 2013, Maya sofreu um acidente na Praia do Norte, em Nazaré, ao tentar surfar uma onda gigante. Aos 26 anos, ela tentava bater o recorde de Garrett McNamara (78 pés ou 24 metros), mas caiu de uma onda e ficou inconsciente. A surfista foi retirada da água pelo companheiro Carlos Burle, em um jet ski, e levada para uma unidade hospitalar próxima da região.

Ao lembrar o ocorrido, a brasileira contou ter sido "nocauteada por Mike Tyson". Seus conhecimentos em apneia, que ela passou a praticar após um acidente em Teahupoo anos antes, teriam salvado sua vida, segundo especialistas e a própria surfista.

 

 

 

 

 

 


Mais esportes
20-01-2014 - Rádio francesa: bracelete de Schumi é encontrado no local do acidente
20-01-2014 - Alemanha: Golf garante 33º ano seguido na liderança em 2013 de queda nas vendas
20-01-2014 - Chevrolet Camaro Z/28 2014 tem primeira unidade leiloada por US$ 650.000
20-01-2014 - PSA já definiu acordo para entrada de Dongfeng e França no capital da empresa
20-01-2014 - Treinadores do Time Sonnen no TUF estão com medo, afirma Dana White
20-01-2014 - Nick Newell será o primeiro desafiante ao título de Justin Gaethje no WSOF
20-01-2014 - Bisping x Kennedy depende de exame no olho do inglês para ser marcado
20-01-2014 - Brasileiro do UFC iniciou carreira após briga com avó e conselho de mãe
20-01-2014 - Perto de tirar pinos da mão, Ryan Bader programa retorno para maio
20-01-2014 - Ring girls do UFC fazem ensaio com os corpos nus, cobertos só por tinta