Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Leitura de Onda: Agora não é mais agora
Agora-nao-e-mais-agora
O tempo dos surfistas é diferente. Cinco segundos num tubo? Uma vida. Três dias sem surfar? A eternidade. Temos um contrato tácito com a santa natureza que nos permite passar a vida sobre as ondas, a flutuar por cima das aparentemente insignificantes questões mundanas mais urgentes.

 

Esse eterno passe livre, no entanto, agora cobra o seu preço. Nosso histórico desprezo ao engajamento político e comunitário serviu como pólvora para praias e mares em condições ambientais alarmantes.


Os problemas se espalham por todo o litoral brasileiro, em pequenas, médias e grandes cidades, indistintamente. Um número cada vez maior de paraísos com pelo menos um naco de onda e alguns surfistas sofre com mazelas como lançamento de esgoto sem tratamento, lixo descartado indevidamente, ocupação irregular de areia, restinga e encostas, privatização das praias, proliferação de algas e cianobactérias, etc.


Nada disso é novo, mas o dano só aumenta. Alguns destinos avançam firmes rumo ao colapso. Alguns paraísos descobertos por surfistas nas décadas passadas, que estão em nossa memória afetiva, estão irremediavelmente impactados por velhos e equivocados conceitos de progresso.


O tempo é ator neutro nesta história, mas pune severamente quem não sai do lugar. Como dizia um velho amigo, com pressa para a vida, agora não é mais agora.


Passou da hora de o surfista exercer um novo papel, mais amplo, mais comprometido com o seu ambiente, que seja capaz de alterar, ao seu jeito, o destino do planeta.


Engajamento é a palavra. Antes que os mais selfies tenham urticária com a ideia de coletivo, isso não significa necessariamente levantar bandeiras vermelhas para o mundo. Engajar-se é, antes de tudo, entender-se como um ator político, capaz de transformar as coisas à sua volta.


Olhe para o lado, encontre o grupo com quem você compartilha ideias, vá à luta. Pode ser com uma singela associação de surfistas de bairro, pode ser até mesmo uma reunião informal de amigos com boas ideias. Pode ser como quiser. O importante é ter, além da prancha no pé, uma boa ideia na cabeça.
 
 
 
 
Fonte: Waves

 

 

 

 

 


Mais esportes
01-03-2014 - Curtinhas: Lyoto faz selfie com ex-rival Jones em encontro surpresa
01-03-2014 - Rampage e King Mo vencem e vão disputar final de GP do Bellator
01-03-2014 - Lyoto Machida: Levei um susto com a notícia, fui pego de surpresa em casa
01-03-2014 - Goleiro Bruno assina com Montes Claros FC e pode voltar aos campos
01-03-2014 - Inter inicia carnaval com festa e vitória fácil no Vale sobre o Esportivo: 3 a 0
01-03-2014 - Sorrisos, brincadeiras, aplausos: o treino do Tricolor na véspera da folia
01-03-2014 - Talisca dispensa carnaval e reforços: ‘acho que não tem necessidade’
01-03-2014 - Após eliminação, Juan lamenta falta de ‘malandragem’ do elenco
01-03-2014 - Andrés marca data para voltar ao Timão e promete ‘quebrar’ CBF
28-02-2014 - LEITURA DE ONDA: A arte do drible