Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Leitura de Onda: Agora não é mais agora
Agora-nao-e-mais-agora
O tempo dos surfistas é diferente. Cinco segundos num tubo? Uma vida. Três dias sem surfar? A eternidade. Temos um contrato tácito com a santa natureza que nos permite passar a vida sobre as ondas, a flutuar por cima das aparentemente insignificantes questões mundanas mais urgentes.

 

Esse eterno passe livre, no entanto, agora cobra o seu preço. Nosso histórico desprezo ao engajamento político e comunitário serviu como pólvora para praias e mares em condições ambientais alarmantes.


Os problemas se espalham por todo o litoral brasileiro, em pequenas, médias e grandes cidades, indistintamente. Um número cada vez maior de paraísos com pelo menos um naco de onda e alguns surfistas sofre com mazelas como lançamento de esgoto sem tratamento, lixo descartado indevidamente, ocupação irregular de areia, restinga e encostas, privatização das praias, proliferação de algas e cianobactérias, etc.


Nada disso é novo, mas o dano só aumenta. Alguns destinos avançam firmes rumo ao colapso. Alguns paraísos descobertos por surfistas nas décadas passadas, que estão em nossa memória afetiva, estão irremediavelmente impactados por velhos e equivocados conceitos de progresso.


O tempo é ator neutro nesta história, mas pune severamente quem não sai do lugar. Como dizia um velho amigo, com pressa para a vida, agora não é mais agora.


Passou da hora de o surfista exercer um novo papel, mais amplo, mais comprometido com o seu ambiente, que seja capaz de alterar, ao seu jeito, o destino do planeta.


Engajamento é a palavra. Antes que os mais selfies tenham urticária com a ideia de coletivo, isso não significa necessariamente levantar bandeiras vermelhas para o mundo. Engajar-se é, antes de tudo, entender-se como um ator político, capaz de transformar as coisas à sua volta.


Olhe para o lado, encontre o grupo com quem você compartilha ideias, vá à luta. Pode ser com uma singela associação de surfistas de bairro, pode ser até mesmo uma reunião informal de amigos com boas ideias. Pode ser como quiser. O importante é ter, além da prancha no pé, uma boa ideia na cabeça.
 
 
 
 
Fonte: Waves

 

 

 

 

 


Mais esportes
12-05-2014 - Em domingo de Dia das Mães, 7 mil fãs lotam praia para ver o WCT do Rio
12-05-2014 - Com tubo nota 10, Slater dá show e elimina Mineirinho no WCT Rio
12-05-2014 - Em casa, Scheidt é campeão da semana olímpica de vela da Itália
12-05-2014 - Pela terceira vez em 15 dias, Matheus Santana quebra marca mundial júnior
12-05-2014 - Déjá vu: Timão é campeão brasileiro, Matheus quebra recorde e Leo brilha
12-05-2014 - Stock Car define calendário de 2014
12-05-2014 - Ferrari rende homenagem a Schumi antes da corrida em Barcelona
12-05-2014 - Em 13º, Massa fica impressionado com desgaste de pneus: Desastre
12-05-2014 - Este vou manter, diz Ricciardo, sobre 1º pódio após polêmica na Austrália
12-05-2014 - Rosberg lamenta não ter conseguido bater Lewis: Com uma volta a mais...