Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Leitura de Onda: Agora não é mais agora
Agora-nao-e-mais-agora
O tempo dos surfistas é diferente. Cinco segundos num tubo? Uma vida. Três dias sem surfar? A eternidade. Temos um contrato tácito com a santa natureza que nos permite passar a vida sobre as ondas, a flutuar por cima das aparentemente insignificantes questões mundanas mais urgentes.

 

Esse eterno passe livre, no entanto, agora cobra o seu preço. Nosso histórico desprezo ao engajamento político e comunitário serviu como pólvora para praias e mares em condições ambientais alarmantes.


Os problemas se espalham por todo o litoral brasileiro, em pequenas, médias e grandes cidades, indistintamente. Um número cada vez maior de paraísos com pelo menos um naco de onda e alguns surfistas sofre com mazelas como lançamento de esgoto sem tratamento, lixo descartado indevidamente, ocupação irregular de areia, restinga e encostas, privatização das praias, proliferação de algas e cianobactérias, etc.


Nada disso é novo, mas o dano só aumenta. Alguns destinos avançam firmes rumo ao colapso. Alguns paraísos descobertos por surfistas nas décadas passadas, que estão em nossa memória afetiva, estão irremediavelmente impactados por velhos e equivocados conceitos de progresso.


O tempo é ator neutro nesta história, mas pune severamente quem não sai do lugar. Como dizia um velho amigo, com pressa para a vida, agora não é mais agora.


Passou da hora de o surfista exercer um novo papel, mais amplo, mais comprometido com o seu ambiente, que seja capaz de alterar, ao seu jeito, o destino do planeta.


Engajamento é a palavra. Antes que os mais selfies tenham urticária com a ideia de coletivo, isso não significa necessariamente levantar bandeiras vermelhas para o mundo. Engajar-se é, antes de tudo, entender-se como um ator político, capaz de transformar as coisas à sua volta.


Olhe para o lado, encontre o grupo com quem você compartilha ideias, vá à luta. Pode ser com uma singela associação de surfistas de bairro, pode ser até mesmo uma reunião informal de amigos com boas ideias. Pode ser como quiser. O importante é ter, além da prancha no pé, uma boa ideia na cabeça.
 
 
 
 
 
Fonte: Waves

 

 

 

 

 


Mais esportes
17-01-2014 - Ivna desequilibra, Sesi-SP derruba Praia Clube e avança na Copa Brasil
17-01-2014 - Treinador do Montes Claros admite possível contratação de novo ponteiro
17-01-2014 - Com relógio zerado, Jackson converte lance livre, e Limeira vence o Goiânia
17-01-2014 - Liga Sorocabana vence e deixa Espírito Santo na lanterna do NBB6
17-01-2014 - Pacers vencem a terceira seguida e seguem como melhores do Leste
17-01-2014 - Na estreia como técnico do São José, Lima lamenta derrota para Verdão
17-01-2014 - Baixo rendimento de alguns atletas coincide com série negativa do Mogi
17-01-2014 - NBA apresenta os uniformes oficiais do Jogo das Estrelas, em New Orleans
17-01-2014 - Ron Dennis voltará à direção da McLaren após pior fase em 34 anos
17-01-2014 - Eterno rival, Damon Hill exalta feitos de Schumi: Melhor entre os melhores