Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Kei car: De solução a vilão do mercado japonês
Kei-car-De-solucao-a-vilao-do-mercado-japones
Se você é fã de kei car, então prepare-se para notícias bem ruins daqui para frente. Segundo o New York Times, o que um dia foi solução para o mercado japonês, hoje virou um vilão no país asiático.
 
O governo nipônico não está gostando nada da presença do kei car na economia japonesa. Gozando de benefícios fiscais, inclusive com o direito ao proprietário de ter uma garagem, o segmento mais popular do país, que representa 40% das vendas, tem proposta e estilo que não agradam no exterior.
 
Com nomes exóticos e formato quadradão em geral, chegando mesmo a parecer uma caixa com rodas, o kei car caiu no gosto do consumidor japonês, tanto por sua versatilidade quanto pela economia. No entanto, poucos são os modelos do segmento que conseguem algum êxito no mercado internacional.
 
Surgido nos anos 50 como uma solução de pós-guerra para o mercado automotivo nipônico, o kei car hoje não é “exportável” e o governo quer que a indústria do país volte a exportar. Para isso, Tóquio quer carros nacionais que possam agradar também americanos, europeus, asiáticos, entre outros.
 
Um processo de aumento do imposto (em cerca de 50%) já foi implementado a fim de tirar as vantagens do kei car, obrigando as montadoras a investir em carros maiores e mais próximos ao desejo do consumidor internacional.
 
Com o iene em alta, o Japão registrou uma fuga quase em massa de investimentos, que foram canalizados em players do exterior, tais como Tailândia e México, por exemplo. O dinheiro que sai é aplicado na produção para exportação através de bases fora do arquipélago.
 
Se por um lado o kei car deixa de ser tão popular, dando espaço para modelos mais globais, o mercado nipônico passa a ficar mais vulnerável à invasão estrangeira. Esse ano, as importações de marcas de fora ganharam grande impulso no Japão. Enfim, o pequeno samurai pode estar com os dias contados.
 
 
 
 
 
Fonte: Notícias Automotivas

 

 

 

 

 


Mais esportes
17-01-2014 - São Paulo não chega a acordo, e Rafael Sobis deve continuar no Flu
17-01-2014 - Organizador de jogo, Mugni sonha com a 10 de Zico: Adoraria o desafio
17-01-2014 - Imprensa catalã diz que Neymar deve enfrentar o City na Champions
17-01-2014 - Bayern vai atrás de xerife, e David Luiz e Thiago Silva estão na lista
17-01-2014 - Rodrigo Defendi é confirmado como o novo reforço do Vitória
17-01-2014 - Marcelo Guimarães Filho troca socos e pontapés com torcedor do Bahia
16-01-2014 - Ipojucã Chaves: Do México ao Hawaii
16-01-2014 - Patrícia Setubal: Bodyboarder ganha prancha
16-01-2014 - Centro de treinamento: CBS busca apoio público
16-01-2014 - Brasil mostra progresso no bom empate com a Holanda