Os pouco mais de 10 mil torcedores que foram ao Estádio Couto Pereira, na noite desta quarta-feira, esperavam ver algo diferente de Coritiba e Figueirense, pela 10ª rodada do Brasileirão. Com ambos na zona da degola, o confronto entre as equipes gerou expectativa com o que poderia ser apresentado após a paralisação por conta da Copa do Mundo. Quem levou a melhor foi a equipe catarinense, que se aproveitou das chances e venceu por 2 a 0, com gols de Thiago Heleno e Everaldo, um em cada tempo de partida.
O Figueirense conquistou sua segunda vitória, permaneceu no Z-4, mas deixou a lanterna, que agora está com o Flamengo. Com sete pontos, subiu três degraus, ultrapassou o adversário e ocupa a 17ª colocação. O Coritiba também está na zona de rebaixamento, mas caiu duas posições - está em 19º, com os mesmos sete pontos. É a sua terceira derrota nos últimos quatro jogos.
Na próxima rodada, os dois times jogam no sábado. O Coxa visita o Botafogo, em Volta Redonda, às 21h, enquanto o Figueira recebe o Grêmio, às 18h30, no Orlando Scarpelli.
Separados por três pontos na tabela, as equipes entraram em campo com a missão de colocar treinamentos, contratações e testes à prova após a parada da Copa do Mundo. O Figueirense tratou logo de esquecer a estatística. Dono do pior ataque do Brasileirão, saiu na frente. Logo aos quatro minutos de jogo, Thiago Heleno se antecipou na cobrança de escanteio e cabeceou para a rede.
Depois do gol, a equipe do técnico Guto Ferreira pressionou a saída de bola do Coritiba e se postou bem defensivamente. No prejuízo, os mandantes tinham dificuldades para furar a defesa, apesar da maior posse de bola. Alex teve pelo menos duas chances claras de empatar a partida, aos 19 e aos 32. Criando mais oportunidades, o Coxa seguiu na pressão em busca do empate e dominou as iniciativas da partida, enquanto o Figueirense se fechou na defesa e administrou a vitória parcial.
Coritiba insiste, mas é o Figueirensa quem amplia
O técnico Celso Roth mudou a lateral esquerda alviverde, trocando Dener por Carlinhos. Com Baraka atuando como zagueiro, pelo lado direito, o time tomou a iniciativa do segundo tempo, mas continuou abusando dos passes errados. Aos 10 minutos, a torcida soltou o grito de gol após o desvio de Baraka, mas o árbitro marcou falta de ataque. Na sequência, o volante evitou o que seria o segundo do Figueirense, após contra-ataque.
Pouco inspirado e criativo, o Coritiba perdeu Keirrison, que deixou o campo mancando, e depois tentou melhorar o ataque com a entrada do estreante Martinuccio no lugar de Elber. Eficiente, o Figueirense ainda ampliou no placar. Aos 23, Everaldo recebeu passe de Ricardo Bueno, se livrou da marcação e bateu por cima do goleiro Vanderlei. Confortável, o Figueira reforçou a marcação e seguiu administrando o resultado, que o tirou da lanterna. Já o Coritiba saiu de campo sob vaias e segue na zona de rebaixamento.
Fonte: Globo Esporte