Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Comissão Atlética Brasileira vai debater se segue decisão de Nevada
Comissao-Atletica-Brasileira-vai-debater-se-segue-decisao-de-Nevada
 A notícia de que a Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) decidiu, nesta quinta-feira, banir as isenções para uso da terapia de reposição de testosterona (TRT) em lutas realizadas no estado rapidamente ecoou pelo mundo do MMA. Fãs, lutadores e promotores imediatamente pediram para que a medida fosse adotada universalmente por órgãos regulatorios pelo resto do mundo, e o presidente do UFC, Dana White, anunciou que seguirá Nevada nos eventos internacionais regulados pela própria companhia, como o UFC: Kim x Hathaway que acontece neste sábado.

No Brasil, a decisão sobre seguir ou não a medida ainda será tomada e não tem prazo certo. O diretor médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA), Dr. Márcio Tannure, afirmou ao Combate.com que o órgão já vinha debatendo o tema há algum tempo, e que a decisão da NSAC apenas reforça a necessidade de uma discussão ampla sobre o tratamento.

- É uma questão que já estamos conversando há muito tempo. Hoje, no momento, temos a mesma decisão que tomamos há muito tempo. Independentemente desta decisão de hoje de Nevada, isso já vinha sendo debatido. Isso só reforça que tem que ser mais debatido. Hoje, não tenho posição a favor ou contra. Essa notícia ainda não foi comentada, ainda não tivemos tempo de nos reunirmos para avaliar - disse Tannure, por telefone.

Com um evento no Brasil programado para o próximo dia 23 de março, em Natal, fica a questão se a comissão poderia adotar a medida de Nevada imediatamente, antes do torneio ser realizado. O peso-meio-pesado americano Dan Henderson, que faz o evento principal contra Maurício Shogun, faz uso de TRT, já iniciou o processo de requisição de isenção para o tratamento junto à comissão e já está sendo testado periodicamente. Ele deve receber uma resposta sobre sua licença de lutador e isenção para uso de TRT até duas semanas antes do torneio.

- Não acredito que, para esse evento, vá ser mudado. Ainda não foi discutido. Pode ser que aconteça, vamos ter que sentar e conversar. Eu, pessoalmente, acho que, para esse evento, vai caminhar dessa forma como tem sido - disse Tannure.

 Fundada em 2013, a Comissão Atlética Brasileira de MMA é modelada nas comissões atléticas estaduais americanas e segue as diretrizes da Associação de Comissões de Boxe (ABC) dos EUA. Para sua formação, Tannure e alguns de seus diretores estudaram pessoalmente as comissões americanas, inclusive a de Nevada. Seu procedimento para autorizar isenções de uso de TRT segue essas comissões: é solicitado um histórico médico do lutador e uma carta de um endocrinologista detalhando a necessidade do lutador com até 90 dias de antecedência à luta. O atleta é então submetido a exames mensais de sangue, além de exames extras durante o camp de treinos caso a comissão julgue necessário. Se o lutador tiver o tratamento autorizado, ele é testado novamente antes e depois da luta, na urina e no sangue, para garantir que seus níveis de testosterona estão normais.
 
O americano Dan Henderson na Praia de Genipabu (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)
 
 
 
 
 
 
Fonte: Combate

 

 

 

 

 


Mais esportes
05-03-2014 - Após folia em Salvador, Mari Paraíba treina na academia: De volta à labuta
05-03-2014 - Campinas volta ao trabalho, esquece a folia e mira duelo diante do Canoas
05-03-2014 - Com Bruninho longe, namorada curte carnaval, mas não esconde saudade
05-03-2014 - Virna se emociona em desfile: Me inspirei no Zico a minha vida inteira
05-03-2014 - Jaqueline deixa folia de lado e curte cineminha com o filho no carnaval
05-03-2014 - Por questão política, time ucraniano deixa a disputa da Superliga Russa
05-03-2014 - Kobe Bryant manda recado para os críticos: A vingança é doce e rápida
05-03-2014 - Sambou em quadra: Basden dá ótima assistência e encabeça top 5 do NBB
05-03-2014 - Em bom momento, LeBron faz corrida pelo título de MVP ficar mais parelha
05-03-2014 - Leandrinho sofre fratura na mão, e Splitter ajuda Spurs a vencer Cavs