Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Com 12 anos, atleta de Araxá compõe ranking nacional de natação
Com-12-anos,-atleta-de-Araxa-compoe-ranking-nacional-de-natacao

Ela ainda está na categoria infantil e, com apenas 12 anos, se destaca em competições regionais e compõe o ranking nacional de natação. Esse é o cenário da jovem mineira de Araxá, Giovana Dutra Berzoti, que está entre as melhores nadadoras do Brasil na categoria. O que antes era visto como medo de entrar na água, hoje é passado e se transformou em várias conquistas, dentre elas as do Campeonato Regional do Sudeste, realizado no início de maio no Espírito Santo. A atleta mirim conquistou uma medalha de ouro no revezamento 4 por 50m Livre e prata no revezamento 4 por 50m Medley e nos 50m e nos 100m Livres. Resultados que trouxeram para a Giovana mais do que ela esperava. 

– Como entrei na natação muito pequena, com quatro anos, eu nunca imaginei em levar o esporte a sério. Mas comecei a me envolver e tenho o sonho de ganhar o Campeonato Brasileiro e quem sabe participar de alguma Olimpíada – contou.  

Giovana Dutra Natação Araxá (Foto: Giovana Dutra/Arquivo Pessoal)Giovana Dutra no Campeonato Regional de Natação em Vitória, ES 

 

 

Sonho que tem os cuidados dos pais. Giovana tem consciência que ainda é muito jovem e que tem muito pela frente. Para isso ela precisa de uma ajudinha a mais. 

– Tudo isso é estranho, porque eu só tenho 12 anos e tenho que fazer escolhas difíceis. Por isso, converso sempre com meus pais, porque não consigo fazer escolhas sozinha ainda. Por enquanto, eu não quero pensar se vou viver da natação ou não,  mas vou indo para onde a água me levar – disse. 

Giovana Dutra Natação Araxá (Foto: Giovana Dutra/Arquivo Pessoal)Giovana disse que pede ajuda dos pais para escolhas

Enquanto na cabeça de Giovana as coisas ainda estão florescendo, dentro da piscina ela mostra a maturidade que conquistou no decorrer da vida de atleta. 

– Eu sigo exemplos de grandes nomes da natação, como o do César Cielo. Eu tenho o espírito de competição, no momento das provas é a hora que tem que ter "a faca nos dentes". E a cada prova eu procuro sempre melhorar meus tempos, dar o melhor que eu tenho, essa é minha meta – comentou. 

E na rodinha de amigas, o assunto de Giovana é diferente. 

– Sempre desabafo com minhas amigas sobre alguma coisa do meu treino ou de alguma competição. Algo que preciso melhorar, e elas me escutam, mesmo se não entenderem – brincou. 

A atleta agora se prepara para o Campeonato Goiano que será realizado nos dias 14 e 15 junho, em Anápolis.

DE PAI PARA TORCEDOR 

Giovana Dutra Natação Araxá (Foto: Giovana Dutra/Arquivo Pessoal)Giovana Dutra Natação com o quadro de medalhas 

O pai de Giovana, João Guilherme Berzoti, diz que o coração fica pequeno pra tanta torcida, especialmente pra quem viu a jovem crescer na vida e no esporte. 

– Ela entrou na natação porque tinha medo de água. Em 2007, começou a competir. As conquistas foram aparecendo, assim como as boas colocações, até que ela conseguiu o recorde regional nos 50m Livre em 2013, quando ela se federou e  passou a fazer parte da equipe do Praia Clube de Uberlândia. Ainda neste ano, conquistou o 4º lugar nos 50m Costas, durante o primeiro Campeonato Mineiro da vida dela, e 2º lugar nos 50m Livre – contou.

Ainda segundo o pai, no ranking nacional, na categoria 50 metros Livre, ela tem o 5º melhor tempo brasileiro.  Nos 100m Livre, ela é a 9º colocada. Conquistas que aconteceram sempre juntas dos pais que sempre compunham a arquibancada. De acordo com João Guilherme, se ela nadar 30 segundos, são 30 segundos de grito. 

– A gente se emociona e vemos que ela gosta muito. Somos bem democráticos e só queremos que ela faça o que quer. Ela não abre mão de treinar, a gente incentiva, mas, mesmo assim, já está no sangue dela – comentou. 

 

 

 

 

 

 


Mais esportes
27-05-2014 - Chael Sonnen admite ter questionado estratégia no TUF Brasil após derrotas
27-05-2014 - Chad Mendes: TJ fez a parte dele. Agora vou fazer o mesmo com Aldo
27-05-2014 - Barão quer revanche imediata com Dillashaw: Tenho muito mais jogo
27-05-2014 - Roniery desfalca treino do Bahia, mas garante que vai enfrentar o Santos
27-05-2014 - À espera da pausa da Copa para mudar time, Jorginho prega cautela
27-05-2014 - Novo livro disseca a máquina CR7 e se aprofunda na vida e obra do craque
27-05-2014 - Para acompanhar velório de cunhado, Felipão deixa concentração da seleção
27-05-2014 - Marcelo se apresenta, e grupo dos 23 convocados está completo na Granja
27-05-2014 - Pedido de Muricy por Lugano causa mal-estar e coloca direção na parede
26-05-2014 - Tchecas batem algozes de brasileiras e faturam 1º título com festa em Praga