Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Campeã mundial, russa tem doping confirmado e é suspensa por 16 meses
Campea-mundial,-russa-tem-doping-confirmado-e-e-suspensa-por-16-meses

A Federação Internacional de natação (Fina) confirmou, nesta terça-feira, o resultado positivo adverso para o exame antidoping de Yuliya Efimova. Um dos principais nomes da natação russa, a bela nadadora de 22 anos recebeu uma suspensão de 16 meses por ter sido flagrada com a substância proibida DHEA, um hormônio conhecido por servir como matéria-prima para a fabricação de todos os outros hormônios importantes secretados pela glândula suprarrenal. Ela ainda teve anulado seu recorde mundial dos 50m peito em piscina curta, conquistado em novembro, em Tóquio.

Efimova estava suspensa provisoriamente desde o dia 24 de janeiro. A russa foi flagrada em um exame fora de competição, em outubro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Como a suspensão é retroativa - conta a partir de 31 de outubro -, a nadadora poderá voltar a competir no fim de fevereiro de 2015, em tempo para disputar o Mundial de Desportos Aquáticos, justamente na Rússia, na cidade de Kazan.

Yuliya Efimova natação (Foto: Getty Images)Yuliya Efimova perdeu o recorde mundial dos 50m peito em piscina curta (Foto: Getty Images)

A Fina considerou que a russa não tinha intensão de trapacear, por isso não aplicou a pena comum para atletas pegos no doping pela primeira vez. Efimova poderia pegar um gancho de dois anos.

Apesar de ter apenas 21 anos, Efimova já tem um grande currículo na natação. A estreia nos Jogos Olímpicos foi em Pequim-2008, quando tinha apenas 16 anos. Na ocasião, bateu na trave, e ficou em quarto lugar nos 100m peito. Quatro anos mais tarde, em Londres, a medalha de bronze saiu, nos 200m peito. A russa também se destacou na última edição do Mundial, em Barcelona, no ano passado. Ela foi campeã mundial dos 50m e 200m peito. 

A Rússia agora soma quatro casos de doping entre nadadoras que estiveram em Londres 2012. As outras três foram Ksenia Moskvina, Ekaterina Andreeva e Natalya Lovtsova.

 
 

 

 

 

 

 


Mais esportes
08-02-2014 - Nikita Krylov substitui Thiago Silva e enfrenta St. Preux no UFC 171
08-02-2014 - Sem segredo: Ney Franco confirma time titular para encarar o Serrano
08-02-2014 - Seleção é avisada de que lesão de Fred é mais grave: até dois meses fora
08-02-2014 - Com passagens pela base da dupla Fla-Flu, brasileiro do Shakhtar morre
08-02-2014 - ‘Professor’ de Jadson, Mano revê pupilo: ‘Abriu novas perspectivas’
08-02-2014 - Baila no Rio: em alta depois da estreia, Mugni promete dança no primeiro gol
08-02-2014 - Muricy cobra boa conduta de Pato: Tem de ser exemplar
07-02-2014 - Sul-Americano: com reservas, Osasco massacra paraguaias e está na semi
07-02-2014 - Jogadora que odeia praia bate recorde de 200 etapas pelo Circuito Brasileiro
07-02-2014 - Fora de casa, Minas encerra jejum de vitórias e impede liderança do Sesi-SP