Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


CIRCUITO MUNDIAL: A polêmica dos direitos autorais
A-polemica-dos-direitos-autorais
Depois da polémica que se instalou em torno das novas medidas da ASP em relação aos direitos autorais - a organização máxima do surf profissional exigia ficar com os direitos de qualquer fotografia, vídeo ou gravação em troca da credenciamento nas etapas do World Tour – eis que o processo sofreu um revés e a ASP reviu e alterou as normas, o que significa uma “vitória” para os fotógrafos que reagiram contra as novas regras, com Peter “Joli” Wilson à frente.
 
Joli concedeu uma entrevista ao portal Swellnet e denunciou a situação abusiva, alegando que os fotógrafos iriam passar a trabalhar de graça para a ASP e garantindo que, nesse caso, não iria solicitar credenciamento e faria o seu trabalho da praia. As queixas do fotógrafo australiano tornaram-se quase virais, o que levou a ASP a mudar as regras.
 
Onde se lia que a ASP ficaria com os direitos sobre qualquer conteúdo de áudio, imagem ou vídeo produzidos no evento, agora pode ler-se algo bem diferente: “Eu concordo: enquanto eu tiver a propriedade e os direitos de qualquer conteúdo audiovisual, fotos ou vídeos feitos durante um evento, garanto que eu / ou a organização de mídia acima listada não vamos usar esses conteúdos para qualquer outro fim que não o editorial / não comercial sem a permissão por escrito da ASP”.
 
Joli afirma que este novo formato é o mais correto e deveria ter sido o primeiro a ser feito. “Se irão ser estas as condições para cobrir o World Tour, então provavelmente irei mudar a minha posição e irei cobrir os eventos”, disse o australiano ao jornal ABC Gold Coast. Ainda assim, Peter “Joli” Wilson continua banido do Quiksilver Pro, com a ASP a negar-lhe, devido aos comentários na entrevista ao Swellnet.
 
O ABC Gold Coast tentou conseguir uma resposta da ASP, mas a entidade não quis comentar a situação, garantindo que está mais focada no surf. Estes novos desenvolvimentos mostram flexibilidade da ASP perante as queixas apresentadas pela mídia em geral, mas também indicam que as coisas estavam um pouco mal estudadas por parte da nova “gerência” do surf mundial.
 
 
 
 
 
Fonte: Waves

 

 

 

 

 


Mais esportes
03-02-2014 - Palmeirenses pedem pés no chão após início perfeito no Paulistão
03-02-2014 - Com a “faca no pescoço”, Bahia pode ter Maxi Biancucchi para a próxima partida
03-02-2014 - Erazo decepciona na estreia pelo Fla, sai expulso, mas mostra qualidades
03-02-2014 - Dinei festeja retorno ao time e estreia na Copa do Nordeste: ‘Feliz por voltar’
01-02-2014 - Massa é o mais veloz no último dia de teste de Jerez. Alonso termina em 2º
01-02-2014 - Líder do dia, Massa mostra satisfação com Williams, mas diz: Teste é teste
01-02-2014 - PSA reduz produção do Peugeot 208 na França
01-02-2014 - Exclusivo: Corolla brasileiro final em gravação de comercial
01-02-2014 - Exclusivo: Dodge Journey Crossroad chegará ao Brasil no segundo semestre
01-02-2014 - Schumi estaria respondendo bem a estímulos e teria piscado, diz jornal