Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


CIRCUITO MUNDIAL: A polêmica dos direitos autorais
A-polemica-dos-direitos-autorais
Depois da polémica que se instalou em torno das novas medidas da ASP em relação aos direitos autorais - a organização máxima do surf profissional exigia ficar com os direitos de qualquer fotografia, vídeo ou gravação em troca da credenciamento nas etapas do World Tour – eis que o processo sofreu um revés e a ASP reviu e alterou as normas, o que significa uma “vitória” para os fotógrafos que reagiram contra as novas regras, com Peter “Joli” Wilson à frente.
 
Joli concedeu uma entrevista ao portal Swellnet e denunciou a situação abusiva, alegando que os fotógrafos iriam passar a trabalhar de graça para a ASP e garantindo que, nesse caso, não iria solicitar credenciamento e faria o seu trabalho da praia. As queixas do fotógrafo australiano tornaram-se quase virais, o que levou a ASP a mudar as regras.
 
Onde se lia que a ASP ficaria com os direitos sobre qualquer conteúdo de áudio, imagem ou vídeo produzidos no evento, agora pode ler-se algo bem diferente: “Eu concordo: enquanto eu tiver a propriedade e os direitos de qualquer conteúdo audiovisual, fotos ou vídeos feitos durante um evento, garanto que eu / ou a organização de mídia acima listada não vamos usar esses conteúdos para qualquer outro fim que não o editorial / não comercial sem a permissão por escrito da ASP”.
 
Joli afirma que este novo formato é o mais correto e deveria ter sido o primeiro a ser feito. “Se irão ser estas as condições para cobrir o World Tour, então provavelmente irei mudar a minha posição e irei cobrir os eventos”, disse o australiano ao jornal ABC Gold Coast. Ainda assim, Peter “Joli” Wilson continua banido do Quiksilver Pro, com a ASP a negar-lhe, devido aos comentários na entrevista ao Swellnet.
 
O ABC Gold Coast tentou conseguir uma resposta da ASP, mas a entidade não quis comentar a situação, garantindo que está mais focada no surf. Estes novos desenvolvimentos mostram flexibilidade da ASP perante as queixas apresentadas pela mídia em geral, mas também indicam que as coisas estavam um pouco mal estudadas por parte da nova “gerência” do surf mundial.
 
 
 
 
 
Fonte: Waves

 

 

 

 

 


Mais esportes
01-08-2014 - Renault prepara picape média para o Mercosul
01-08-2014 - Ford EcoSport FreeStyle 2.0 Powershift é novidade na linha 2015
01-08-2014 - Combate comemora 12 anos com quatro edições do UFC ao vivo
01-08-2014 - Curtinhas: corte sobre olho de Jon Jones não ameaça luta no UFC 178
01-08-2014 - Lyoto Machida se recusa a provocar adversários: Quero ser profissional
01-08-2014 - Massaranduba vibra card com amigos no UFC e pede: Conto com a torcida
01-08-2014 - Amanda Nunes: Quero ser o Anderson Silva do MMA feminino
01-08-2014 - Treinador de Chris Weidman não está confortável com luta contra Belfort
01-08-2014 - Keita volta a criticar Pepe: Aos olhos dele, eu não sou um ser humano
01-08-2014 - Dedé diz não ter recebido proposta, mas fica feliz com possível interesseDedé diz não ter recebido proposta, mas fica feliz com possível interesse