Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Barça joga com inteligência, e Martino vence duelo de treinadores latinos
Barca-joga-com-inteligencia,-e-Martino-vence-duelo-de-treinadores-latinos
O confronto pelas oitavas de final entre Barcelona e Manchester City ficou praticamente decidido no jogo da ida. Os catalães foram organizados e inteligentes, Tata Martino venceu o duelo de treinadores latinos com o chileno Manuel Pellegrini, mas um pênalti polêmico aos sete minutos do segundo tempo favoreceu os visitantes. Daniel Alves aumentou a vantagem para 2 a 0 quase no final em uma bonita jogada construída com Neymar.

O técnico argentino demonstrou uma vez mais a sua capacidade, por vezes alvo de dúvidas, de gerir de forma inteligente um grupo de talento e experiência. Os catalães deram boa resposta no gramado a um duelo que se esperava mais equilibrado. A chave do encontro foi a formação tática de Martino, que venceu a batalha no meio-campo. É verdade que este Barça não é mais o Barça do tiki-taka da era Guardiola. Com Martino, os catalães jogam um futebol menos espetacular, mais direto, mas muito eficaz.

Pela frente, o Barça tinha um teste de fogo. O Manchester City é um dos times em melhor forma na Europa, formado por jogadores de ótimo preparo físico, potentes e muito rápidos. Mas uma vez mais, o Barça demonstrou que além da técnica nos pés, tem inteligência de sobra na cabeça.

 Superioridade em campo


O Barça somou sete oportunidades de gol contra quatro do rival, dominou a posse de bola (62% contra 38%) e construiu 34 ataques perigosos, enquanto o City teve apenas 18. Além de um ataque e de um meio-campo bem estruturados, o time espanhol contou com uma defesa sólida, que concedeu apenas um escanteio ao City, já nos instantes finais do jogo, e evitou o perigo em lances aéreos dos ingleses.

Manuel Pellegrini, que na véspera anunciou que queria disputar a bola de igual para igual com os catalães, deu uma mensagem errada ao seu time ao escalar três jogadores defensivos no meio-campo (Fernandinho, Touré e Kolarov). O City entrou retraído, concedendo de imediato uma superioridade psicológica ao adversário. Como consequência, o time da casa foi dominado no início do primeiro tempo e até recebeu vaias do público. Do outro lado do campo, a torcida catalã ia fazendo a festa ao ver os seus jogadores determinados e confiantes.

Os ingleses, no entanto, sofreram o primeiro gol de forma polêmica em um momento do encontro em que estavam bem na partida. Navas foi desarmado com falta no meio-campo, o árbitro ignorou, e Messi, de forma inteligente, se posicionou para receber o passe. Com a bola nos pés, correu isolado na direção do gol. O argentino Demichelis travou o craque do Barça em falta clara, mas fora da área. A expulsão foi correta, não o pênalti.

O lance mudou o rumo do embate de ida da eliminatória, mas não tira o mérito da vitória tática de Tata Martino sobre o chileno. Após o gol, o City chegou a ameaçar o Barça em alguns momentos, principalmente depois da entrada de Dzeko, mas o controle mental do jogo ainda era espanhol. Neymar entrou para fazer o lado direito no segundo tempo e foi por ali que surgiu o segundo gol, em boa jogada de Daniel Alves.
 
Messi gol, Manchester City x Barcelona (Foto: AFP)
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
29-07-2014 - Curtinhas: Junior Cigano projeta retorno para novembro, contra Miocic
29-07-2014 - Luta com Aldo pode ser no Brasil ou na lua, vou vencer igual, diz Mendes
29-07-2014 - Vitor Miranda explica revés no TUF: Negligenciei minha parte em pé
29-07-2014 - Luiz Adriano nega jogar pela Ucrânia e confirma volta de fujões do Shakhtar
29-07-2014 - Padre coleciona itens do Palmeiras e edifica altar em homenagem ao time
29-07-2014 - Com estatísticas extremas, Petros usa tática e números para evoluir
29-07-2014 - Em carta, Bebeto de Freitas chama presidente do Botafogo de meliante
29-07-2014 - STJD confirma irregularidades e título da Copa Verde passa ao Paysandu
29-07-2014 - Vitória anuncia contratação do goleiro paraguaio Roberto Fernández
28-07-2014 - Técnico do Cazaquistão sub-19 diz que sucesso de bela reserva atrapalha time