Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Baía Formosa: Urbanização é ameaça
u
A urbanização em Baía Formosa (RN) pode prejudicar as ondas do famoso Pontal, um dos principais picos de surf do Nordeste brasileiro e berço de talentos como Alan Jhones e Italo Ferreira, além de ter contribuído para lapidar as linhas de Fabio Gouveia, um dos maiores surfistas que o Brasil já teve até hoje.

 

Em texto enviado ao Waves, a jornalista Eliade Pimentel critica a iniciativa da prefeitura local e luta para preservar a paisagem natural.

 

A redação do site tentou entrar em contato com a prefeitura de BF por intermédio da página Fale Conosco do site Baiaformosa.rn.gov.br, mas todas as mensagens foram rejeitadas pelo correio eletrônico.

 

"Melhor pico de surf do Rio Grande do Nordeste, um dos melhores do Nordeste e do Brasil, corre sério risco de ser destruído a título de uma urbanização descabida e sem propósito.

O prefeito e empresário Nivaldo Melo (PSB), cujo hotel fica ao lado do Pontal de Baía Formosa, ao longo de suas duas gestões tem devastado o point dos surfistas, descaracterizando a paisagem natural com obras de pavimentação que já alcançaram um limiar bem perigoso.

 

No entanto, ainda não satisfeito com o estacionamento feito para os ônibus de turismo que diariamente levam clientes (lucro) exclusivamente até seu estabelecimento, ele pretende executar um projeto de urbanização no Pontal de Baía Formosa, com direito a retirada de coqueiros e construção de muro de contenção, além de outras modificações a título de “melhorias” e “urbanização”.


Isto é, muito concreto por nada. Pra quê? A natureza agradece permanecer do jeito que está e a comunidade de surfistas e de veranistas também. População, veranistas, surfistas, turistas e vereadores de oposição são favoráveis à preservação do meio ambiente e dizem em coro: não à urbanização do Pontal de Baía Formosa.

 

Os problemas são muitos: até agora, não foi apresentado nenhum estudo da necessidade do muro, muito menos quanto ao comprometimento que com certeza a obra trará à ondulação natural do mar, que rende as melhores direitas (ondas) do Nordeste.

As pessoas que frequentam Baía Formosa gostam de natureza, de paisagens naturais, da tranquilidade que lhe é peculiar. O interesse em urbanizar por urbanizar é exclusivo do prefeito e de seus interesses como empresário. A cada ano, o seu hotel - que é localizado irregularmente em cima de dunas - é ampliado paulatinamente, o que nos oferece uma clara visão do quanto irresponsável e devastador da natureza ele é. Além disso, o esgoto do enorme estabelecimento escorre para o mar, exatamente para o Pontal. O muro de arrimo seria uma forma de esconder essa prática completamente absurda. Portanto, em vez de asfaltar as praias, ele deveria fazer obras de saneamento básico. Até porque outro esgoto forma uma grande cachoeira que mina água diariamente para a famosa Baía, na praia do Porto. Não à urbanização e sim ao saneamento básico.

Famosas direitas nordestinas - O Pontal de Baía Formosa foi descoberto na década de 70 e, desde então, tem atraído atletas de todo o mundo, durante o ano inteiro, devido à constância das ondas. O surfista Fábio Gouveia (PB), que já foi campeão mundial, praticamente aprendeu a surfar em BF, como é conhecida carinhosamente a cidade que é linda por natureza e não merece tanto desrespeito.

 

O histórico de Nivaldo Melo como prefeito e como empresário é de destruição da paisagem natural. Desde o primeiro mandato, ele empreendeu obras que descaracterizam as ruas, praças e praias, como é o caso da antiga praça Elisa Carlota, que era um mirante natural e hoje é uma imensidão de concreto na falésia. Uma obra de risco, além de medonha de tão feia.

Ora, se Baía Formosa é conhecida mundialmente no meio surfista devido à qualidade de suas ondas, por ser um celeiro de excelentes profissionais, como é o caso de Alan Jhones, Ítalo Ferreira e José Júnior Chupeta, atletas que vivem exclusivamente do surf, e outros, como Israel Júnior e Vitória Rodrigues, a lógica seria investir em qualidade de vida, em melhorias ambientais, em educação ambiental. E não em concreto, em asfalto".
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Waves

 

 

 

 

 


Mais esportes
12-05-2014 - Hamilton não dá chances para Nico, vence quarta seguida e é o novo líder
12-05-2014 - Nos extremos entre os candidatos ao título, Fla e Mogi abrem as semifinais
12-05-2014 - Nets seguram LeBron, vencem 1ª na semifinal e quebram série do Miami
12-05-2014 - Parker comanda Spurs, que batem Blazers e ficam perto da final do Oeste
12-05-2014 - Kevin Durant brilha, mas vê virada incrível dos Clippers no último minuto
12-05-2014 - Com Nenê, Wizards cedem virada e se complicam na série contra Pacers
12-05-2014 - Dono dos Clippers pede perdão por erro terrível e nega ser racista
12-05-2014 - A um mês da Copa, SporTV prepara cobertura 24 horas ao vivo do Mundial
12-05-2014 - Com frase mãe é ternura na camisa, Souza discute em campo e é expulso
12-05-2014 - Sampaoli convoca Valdivia e Medel, que se juntam ao Chile nesta segunda