Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Atletas de MMA do Vale do São Francisco participarão do Shooto 46
Atletas-de-MMA-do-Vale-do-Sao-Francisco-participarao-do-Shooto-46
O ano de 2013 foi o que o MMA – Mixed Marcial Arts se consolidou como esporte e virou paixão de muitos brasileiros. No país temos algumas competições do esporte que revelam muitos talentos que sonham um dia fazer parte do card do UFC.

No Vale do São Francisco três desses jovens atletas estão dando seus passos firmes no esporte. João Nogueira, 21 anos, Cleuber Cabral de 25 anos e Jafel Filho de 20 anos, participarão no dia 24 de janeiro do Shooto Brasil 46 que será realizado em Salvador. A competição é a 2ª maior do Brasil e tem como presidente André Pederneiras que é líder da equipe Nova União e treinador de feras do MMA.

Os atletas já participaram de competições locais de MMA e de disputas de jiujitsu, boxe chinês, muay thai, entre tantas outras que a maioria dos atletas começam. João, que lutará na categoria meio médio, treina boxe chinês desde os 10 anos, já participou de 12 competições desse esporte e saiu vitorioso em todas. Há quatro anos ele se tornou lutador profissional e inclui o jiu jitsu em sua rotina de treinos para se inserir no MMA. No octógono ele já participou de quatro eventos e seu cartel atualmente é de 2 vitórias e 2 derrotas.

- Desde criança sempre tive uma afinidade muito grande com lutas, sempre me interessei. Na região busquei um local onde pudesse começar nas artes marciais, vi que tinha facilidade para aprender e comecei me dedicar.

O mais novo dos atletas sertanejos, Jafel, da categoria peso mosca, também começou nas artes marciais como paixão de moleque. Com 11 anos ele praticava karatê depois foi para a capoeira até migrar para o jiu jitsu onde conquistou alguns títulos importantes, como o Brasileiro Norte/Nordeste. Ir para o Muay Thai foi inevitável, já que o atleta queria disputar logo sua primeira luta de MMA.

- Comecei meio afoito quando dei início no Muay Thai. Queria lutar o mais breve possível, mas as coisas não são bem assim. Só há dois anos que eu me profissionalizei como atleta e pude começar a lutar MMA – conta Jafel.

Com o cartel invicto de 5 lutas e 5 vitórias, Jafel vai tentar mais uma no Shooto para a sua coleção.

Já Cleubinho,da categoria peso galo, teve seu início nas lutas com a capoeira no “tempo de criança” como ele gosta de dizer e logo depois veio o boxe. Com o tempo começou no jiu jistu e no muay thai, onde surgiu a oportunidade de começar no MMA.

- Há 13 anos eu treino artes marciais. Já participei de 7 eventos de MMA na região, tenho cartel de 6 vitórias e uma derrota.

E pelo jeito todos estão correndo atrás de suas conquistas. O ritmo de treinamento é intenso, chegando a mais de 5 horas diárias, alternando treinos físicos e técnicos, mas para os atletas poderia ser mais tempo se eles fizessem exclusivamente isso.

- É difícil conciliar treino, trabalho, faculdade. Se tivéssemos apoio e mais incentivo no esporte poderíamos nos dedicar apenas ao treinamento, mas nossa realidade é outra – lamenta Cleuber.

E João complementa.

- Agora com as férias da faculdade terei mais um tempinho para treinar – fala o estudante da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco).

Para chegarem ao Shooto 46 além de muito trabalho junto com as suas equipes, João com a Higino Team, Cleuber e Jafel com a Jacaré Team , eles contaram com o bom desempenho que tiveram no São Francisco Fight 3 que aconteceu em agosto 2013 em Petrolina. O organizador do evento, Roberto Soares, indicou o nome dos três atletas para o evento de Salvador.

A responsabilidade de representar o sertão no Shooto 46 pesa e muito, mas para os atletas é guerra. Guerra para aproveitar a oportunidade de mostrar que na região tem talentos no MMA e guerra contra o adversários que estarão “na disposição” para a trocação e também afim de ganhar.

A previsão de ida dos atletas para Salvador é a partir do dia 20 de janeiro, já que no dia 23 acontecerá a pesagem e eles precisarão se adaptar ao clima da cidade e, mais ainda, atingir o peso das suas respectivas categorias. Todo o evento será transmitido ao vivo pelo canal Combate no dia 24 de janeiro.
 
Atletas MMA do Vale do São Francisco (Foto: Magda Lomeu)
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
25-07-2014 - Derrota para Hendricks não desceu “Vou buscar o que é meu, diz Lawler
25-07-2014 - Mercado: quinta tem Lampard de casa nova e apresentações na Espanha
25-07-2014 - Mais maduro, Kaká revela sonho do título do Brasileirão pelo São Paulo
25-07-2014 - Mesmo com derrota, Paysandu elimina o Sport da Copa do Brasil
25-07-2014 - Kleber Leite revela engenharia financeira do Fla para ter Robinho
25-07-2014 - Mandzukic é apresentado no Atlético de Madrid sob sombra de Diego Costa
25-07-2014 - El Dérbi Corinthians x Palmeiras: rivais somam 10 estrangeiros nos elencos
24-07-2014 - MS vence e está entre os melhores do brasileiro infanto-juvenil de vôlei
24-07-2014 - No Juiz de Fora, ponteiro Sérgio Félix aposta na juventude como diferencial
24-07-2014 - “Não vamos durar a vida inteira aqui”, diz Serginho sobre renovação celeste