Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Após polêmica dos zerinhos, FIA libera ato de celebração a vencedor
Apos-polemica-dos--zerinhos-,-FIA-libera--ato-de-celebracao--a-vencedor
Quando Sebastian Vettel assegurou o tetracampeonato, no GP da Índia de 2013, celebrou fazendo “zerinhos” e largando o carro no meio da pista para escalar o alambrado e comemorar com a torcida, voltando para os boxes a pé. Uma festa que levou ao delírio o público presente no Circuito Internacional de Buddh e encantou os fãs da Fórmula 1 ao redor do mundo. No entanto, a emoção do jovem alemão não amolecou o coração dos diretores de prova, que aplicaram uma advertência e uma multa de 25 mil euros à equipe RBR pela quebra de protocolo. Em tempos de uma F-1 mais regrada e pouco descontraída, a repreensão a uma comemoração espontânea de um campeão mundial foi alvo de muitas críticas dos fãs da categoria, que acharam a medida exagerada e desnecessária.

Os fiscais, porém, apenas cumpriram o artigo 43.3 do regulamento esportivo daquele ano, que determinava que “depois de receber o sinal de fim de corrida, todos os carros devem prosseguir diretamente para o parque fechado, sem qualquer atraso desnecessário, sem receber qualquer objeto e sem qualquer assistência (exceto dos fiscais, se necessário)”.

Nas corridas seguintes, já com o título garantido, Vettel repetiu religiosamente os “zerinhos” após cada vitória, mas diferentemente da prova anterior, levou o carro para o parque fechado. Nessas vezes, no entanto, a direção de prova fez vista grossa e não aplicou nenhuma sanção, apesar de poder ter enquadrado os casos como “atrasos desnecessários”.

Para esta temporada, porém, com o objetivo de evitar medidas impopulares como a descrita, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se preveniu e complementou o regulamento esportivo da F-1 para que tais comemorações não sejam mais passíveis de punição, desde que respeite quesitos como segurança, legalidade do carro e que não atrase a cerimônia do pódio.

No regulamento completo da temporada 2014 da F-1, publicado neste mês no site oficial da entidade, é possível ver a inclusão do seguinte texto ao artigo 43.3, que faz referência também ao artigo 30.4, que determina que “sob nenhuma circunstância, um piloto pode parar seu carro na pista sem razão justificável”.

“Uma exceção do artigo 30.4 e do acima será feita ao piloto vencedor, que pode realizar um ato de celebração antes de chegar ao parque fechado, desde que tal ato:

a) seja realizado de forma segura e não ponha em risco outros pilotos ou qualquer funcionário
b) não coloque em dúvida a legalidade do seu carro
c) não atrase a cerimônia do pódio”

A abertura da temporada 2014 está marcada para o dia 16 de março, na Austrália. Agora é esperar para ver se o vencedor do primeiro GP do ano, seja Sebastian Vettel ou não, se utilizará do novo texto do regulamento para fazer a festa diante dos torcedores que comparecerem ao no circuito de Melbourne;
 
Trecho do Regulmaneto Esportivo da Fórmula 1 que permite comemorações após a prova (Foto: Reprodução)
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
14-07-2014 - Austrália vence França e leva última vaga das finais da Liga Mundial
14-07-2014 - Brasil cede virada e termina série de amistosos com os EUA sem vitória
14-07-2014 - Alison e Bruno Schmidt ficam com a prata na etapa suíça do Mundial
14-07-2014 - Vôlei Taubaté e Sesi-SP se enfrentam em amistoso antes do Paulista
14-07-2014 - Reformulado, vôlei de Juiz de Fora aposta em mente sã e corpo são
14-07-2014 - Sem astros, Neto convoca os 12 que vão ao Sul-Americano da Venezuela
14-07-2014 - Confirmado no Sul-Americano, Jefferson mira vaga no Mundial
14-07-2014 - Válido por dois anos, contrato de LeBron é de quase R$ 100 mi, diz site
14-07-2014 - Varejão parabeniza finalistas da Copa, e Ginobili apoia os seus compatriotas
14-07-2014 - Retorno de LeBron James aos Cavs vira versão de sucesso musical