O desempenho promissor das Williams nos testes foi refletido na atividade que abriu a temporada de 2014, em Melbourne. No primeiro treino livre para o GP da Austrália, deste fim de semana, Felipe Massa e Valtteri Bottas fizeram, respectivamente, o quarto e o terceiro melhores tempos. O mais rápido da sessão foi Fernando Alonso, da Ferrari, com 1m312840. Seu principal algoz nos últimos quatro anos, Sebastian Vettel foi a menor das preocupações do espanhol, na noite desta quinta-feira (pelo horário de Brasília). O bicampeão sobrou no circuito de Melbourne e também não teve problemas para superar o rival e novo companheiro de equipe Kimi Raikkonen. Com o melhor tempo registrado no Albert Park (1m31s840), Alonso mostrou que a Ferrari tem arsenal para desafiar a Mercedes, que havia adquirido status de "favorita" após os testes da pré-temporada.
O time alemão, inclusive, apontado como grande destaque das avaliações em Jerez e no Bahrein, foi a decepção deste primeiro treino. O carro de Lewis Hamilton quebrou logo na volta de instalação, em razão de uma baixa na pressão do óleo que fez o motor cortar e não retornou mais para a pista. Nico Rosberg também andou pouco, deu apenas 17 voltas e ficou fora do top 5. Piloto mais experiente do grid, Jenson Button (McLaren) foi o segundo mais rápido (1m32s357). A Williams emplacou uma dobradinha nas posições seguintes, com o finlandês Valtteri Bottas (1m32s403) e o brasileiro Felipe Massa (1m32s431) em terceiro e quarto, respectivamente. Daniel Ricciardo surpreendeu e conseguiu marcar o quinto melhor tempo com o problemático RB10: 1m32s599.
Líder absoluta na quantidade de voltas completadas nas três baterias de testes da pré-temporada, a Mercedes conseguiu emplacar apenas 18 giros desta vez. Hamilton abandonou o cockpit do W05 após uma queda na pressão do óleo do motor, e Rosberg foi apenas o sexto mais rápido (1m32s604). O cenário mais pessimista, no entanto, era da Lotus, que percorreu apenas uma volta com Pastor Maldonado, insuficiente para marcar tempo. Romain Grosjean sequer foi para pista.
Apesar de terminar atrás do novo companheiro de equipe, Vettel pode comemorar o desempenho apresentado no Albert Park. O alemão conseguiu cravar o sétimo melhor tempo com o RB10 (1m32s793), superando concorrentes que haviam prometido muito mais durante os testes da pré-temporada, caso do novato Kevin Magnussen, que fez o oitavo tempo (1m32s847) com a McLaren, e do finlandês Kimi Raikkonen, apenas o nono com o F14T (1m32s977).
Confira os melhores tempos do primeiro treino livre:
1. Fernando Alonso (Ferrari): 1m31s840
2. Jenson Button (McLaren-Mercedes): 1m32s357
3. Valtteri Bottas (Williams-Mercedes): 1m32s403
4. Felipe Massa (Williams-Mercedes): 1m32s431
5. Daniel Ricciardo (RBR-Renault): 1m32s599
6. Nico Rosberg (Mercedes-Mercedes): 1m32s604
7. Sebastian Vettel (RBR-Renault): 1m32s793
8. Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes): 1m32s847
9. Kimi Raikkonen (Ferrari-Ferrari): 1m32s977
10. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari): 1m33s446
11. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes): 1m33s533
12. Sergio Pérez (Force India-Mercedes): 1m33s855
13. Daniil Kvyat (STR-Ferrari): 1m34s272
14. Esteban Gutiérrez (Sauber-Ferrari): 1m35s578
15. Adrian Sutil (Sauber-Ferrari): 1m36s445
16. Max Chilton (Marussia-Ferrari): 1m40s859
17. Jules Bianchi (Marussia-Ferrari): 1m46s922
18. Marcus Ericsson (Caterham-Renault): sem tempo
19. Lewis Hamilton (Mercedes-Mercedes): sem tempo
20. Kamui Kobayashi (Caterham-Renault): sem tempo
21. Pastor Maldonado (Lotus-Renault): sem tempo
22. Romain Grosjean (Lotus-Renault): sem tempo

Fonte: Globo Esporte