Faça sua Pesquisa Personalizada, coloque o que procura no Site dê enter ou clique em Pesquisar.
Esporte


Equipe de canoagem de Piracicaba é prejudicada com a baixa vazão do rio
Equipe-de-canoagem-de-Piracicaba-e-prejudicada-com-a-baixa-vazao-do-rio
A seca que atinge grande parte do estado de São Paulo e a baixa vazão (atualmente com menos de 15 m³ por segundo) do Rio Piracicaba têm prejudicado o treino da Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba). A equipe costumava aproveitar o alto volume do trecho que passa pela cidade para realizar os trabalhos específicos na categoria slalom, visando melhorar o desempenho e chegar preparada para as competições oficiais.
 
Estudante de biologia e praticante de canoagem há três anos, Marcela Teixeira diz que a alternativa encontrada é buscar outro pronto para treinar. Neste caso, o Rio Sorocaba, que passa pela cidade de Cerquilho, surge como válvula de escape para os integrantes da Ascapi. Para isso, porém, não basta colocar o caiaque na água, mas tem que pegar a estrada e rodar por cerca de 50 quilômetros para não deixar os trabalhos específicos de lado.
 
- Não é possível treinar no Rio Piracicaba por conta da baixa vazão. O local mais próximo para realizar o treino específico é em Cerquilho, no Rio Sorocaba, que não sofreu tanto com essa seca que atinge o estado de São Paulo - disse a esportista. 
 
Teixeira lembra que o Rio Piracicaba já foi sede de grandes competições da canoagem. O atual estágio, porém, impede que até mesmo os treinos sejam realizados no local. O principal perigo para os canoistas são as pedras, que devido à baixa vazão ficam expostas e atrapalham na descida, podendo até mesmo causar acidentes.
 
- O Rio Piracicaba já foi sede de etapas de campeonatos de canoagem por conta do bom nível de correntezas que o local tinha. Agora, a gente não consegue mais trazer essas competições por conta da seca. As pedras ficam expostas e não conseguimos passar por elas devido à falta de água - relatou. 
 
A Ascapi é composta por aproximadamente 20 integrantes, entre atletas, treinadores e equipe de apoio. Em Piracicaba, o principal local de treino tem sido a área de lazer da Rua do Porto, porém, o trabalho neste caso é mais focado na parte técnica.
 
- Em Piracicaba, temos realizado os treinos lagoa, que está localizada na área de lazer da Rua do Porto. Esse trabalho, porém, serve para aprender as técnicas, enquanto que no rio ele é aprimorado por conta das dificuldades que são encontradas durante as competições - completou.
 
A canoagem slalom é uma modalidade olímpica desde 1972, em Munique, na Alemanha. Pelas regras, os canoistas devem passar por 18 a 25 "portas" (nome dado a barreiras suspensas), seguindo a sequência numérica e o sentido indicado nelas, que varia entre a favor e contra a correnteza. A cada penalidade, o canoista tem um acréscimo em relação ao tempo final. Vence a prova o participante que fizer o percurso em menor tempo, incluindo todas as penalidades.
 
Marcela Texeira Canoagem Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes)
 
 
 
 
 
 
Fonte: Globo Esporte

 

 

 

 

 


Mais esportes
19-08-2014 - Ex-rival e algoz pelo Fla, Everton diz gostar de encarar o Coxa em Curitiba
19-08-2014 - Persistência e pressão o tempo todo: as marcas do líder para Éverton Ribeiro
19-08-2014 - Jogadores do Vitória reconhecem má apresentação da equipe no Barradão
18-08-2014 - Massa quer deixar maré de azar para trás e focar em recuperação na F-1
18-08-2014 - Chefe diz que RBR só deve vencer de novo em Cingapura: Chance de ouro
18-08-2014 - Julio Campos vence duelo com Cacá Bueno e é pole da Stock em Cascavel
18-08-2014 - Alonso aponta Trulli e Fisichella como seus companheiros mais fortes na F-1
18-08-2014 - Sete títulos em dez anos, trajetória de Schumacher foi a mais vitoriosa na F-1
18-08-2014 - Praia, montanha, aula de jiu-jítsu... Veja como foram as férias dos pilotos da F-1
18-08-2014 - Thiago Tavares é premiado pelo UFC por finalização sobre Robbie Peralta