No esporte ou no mundo dos negócios, a análise de dados é fundamental para alcançar bons resultados. Saber por onde um time ataca irá facilitar a defesa. Fazer a leitura correta do mercado financeiro evita crises. Só que esses dados agora não saem somente das pesquisas tradicionais ou em relatórios internos. Eles também vêm das redes sociais, que deixaram de ser áreas simplesmente de bate-papo e de compartilhamento de fotos para transformarem-se em um poderoso instrumento estratégico.
A importância das mídias sociais na análise de dados é um dos temas do pesquisador Claudio Pinhanez, gerente do Laboratório de Pesquisas com foco em Sistemas de Serviços da IBM Brasil. Com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais especializados em linguística, sistemas, aprendizado de máquina, estatística e ciências sociais, ele estuda como captar da internet o que as pessoas estão falando. Um sistema criado pela IBM de Análise de Sentimento Social entrega respostas para perguntas de empresas, governos, clubes esportivos, redes de TV e marcas sobre suas iniciativas.
A avaliação do fluxo de informações das redes sociais pode incrementar o negócio das empresas ou corrigir problemas do lançamento de um produto, por exemplo. “Hoje, colocar uma campanha de publicidade na TV e não monitorar as redes sociais é muito perigoso. Antigamente, se havia alguma coisa estranha, se alguém não estava gostando do produto, isso virava uma opinião individual. Atualmente, um comentário ruim pode deflagrar uma reação negativa em outras pessoas e o tiro pode sair pela culatra. Há risco de os efeitos serem completamente inversos. Porque o consumidor não é mais passivo”, observa o especialista da IBM.
Claudio lembra que as redes sociais estão transformando as relações entre as pessoas. E essa transformação atinge as empresas e qualquer instituição interessada em relacionar-se com seu público. “Estamos mudando a estrutura com essa capacidade de se relacionar com um número muito maior de pessoas do que tínhamos há 5 ou 10 anos. Não acho que 5 anos atrás você conseguiria fazer manifestações como as do ano passado. Esse grau de mobilização, nessa velocidade, a gente nunca viu antes porque não tinha como acontecer. Essa é uma grande transformação que estamos vivendo”.
A facilidade das pessoas compartilharem informação e opinião precisa ser entendida pelas empresas que querem um relacionamento com seu público. “Pelas redes sociais é possível envolver a audiência diretamente no diálogo. E a análise do que as pessoas estão falando espontaneamente é uma das coisas mais ricas para manter esse diálogo interessante”. Por isso, avaliar com critérios o que as pessoas estão falando virou uma estratégia para as empresas. Não basta ter um analista de mídias sociais respondendo posts. É preciso saber o que o público está pensando. “Hoje o mercado de ações pode ser afetado por um boato criado na internet. E as pessoas têm essa possibilidade na ponta dos dedos com o celular”, destaca o especialista.
Eventos esportivos
Com os jogadores mais envolvidos com marcas e campanhas publicitárias, a leitura dos dados disponíveis na internet ganha papel decisivo. “Cada vez mais jogadores e clubes são marcas. Essas marcas precisam estar atentas a que seu público está falando.” Durante qualquer evento esportivo é possível ter uma radiografia do pensamento dos espectadores pelo sistema de Análise de Sentimento Social.
A análise criteriosa será um grande aliado da publicidade. “A propaganda vai ser cada vez menos a mensagem pronta, pensada três meses antes, e mais a reação a algo que as pessoas estão falando”, acredita Claudio.
A interpretação de dados na internet pode ajudar também governos a melhorar a vida da população. “Com o sistema é possível, por exemplo, mapear pontos de dengue em uma cidade a partir do que as pessoas estão falando na internet”, diz Claudio.
Por isso, a interpretação de dados por meio de Análise de Sentimento Social pode colocar você ou sua empresa sempre um passo à frente do mercado e mais conectado com seu público.