O torcedor que depender das placas de trânsito para chegar ao Maracanã ou para deixar o Rio pode ter sérias dificuldades. Tanto os avisos sobre o caminho para o estádio quanto da saída dele até a chegada ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, não são claros, como constatou a reportagem do G1 nesta semana. Por falta de sinalização na chegada à Linha Vermelha, o motorista desavisado que sai da Tijuca rumo ao aeroporto pode acabar parando em Niterói.
A CET-Rio informou ao G1 que vai implantar mais de 200 placas bilíngues até o dia 8 de junho e que "todo o plaqueamento informará como chegar ao estádio".
As placas que indicam o caminho do Maracanã para o aeroporto aparecem somente até a metade do trajeto. Da Praça da Bandeira até a Avenida Francisco Bicalho, os motoristas podem seguir as placas especiais da Fifa, mas, ao chegar no elevado da Perimetral, o caminho pode ser confundido. Sem a indicação clara de qual é o sentido do aeroporto, o motorista que seguir reto pela pista da direita vai pegar a Ponte Rio-Niterói, onde não há retorno, e acabar parando na cidade vizinha à capital. O caminho correto é seguir pela pista da esquerda e descer na Avenida Brasil para pegar a Linha Vermelha.
"Quando há uma bifurcação, a placa tem que mostrar. Mas não basta dizer 'é aqui', em cima da hora. Se você vai ter que seguir pela esquerda, alguns metros antes é necessário que tenha uma placa já alertando o motorista a seguir por aquele lado", sustenta o engenheiro de transportes Fernando Mac Dowell.
Quem segue de Copacabana, um dos principais turísticos, rumo ao palco da final da Copa pode se confundir na chegada à Lagoa Rodrigo de Freitas. Na subida do Corte do Cantagalo, um aviso alerta que o motorista deve seguir à direita, mas, na bifurcação onde ele deveria fazer a curva, o aviso é suprimido (veja foto ao lado). Quem passar e seguir as placas terá que dar uma volta quase completa na Lagoa para sair no Túnel Rebouças e seguir viagem rumo ao estádio.
"Sinalização de trânsito é uma engenharia, sem direito a erro. Estamos muito mal de sinalização. Não é só fazer uma plaquinha e colocar no lugar. Tem que calcular", avalia Mac Dowell.
Fonte: G1.com